De cor roxa ao desabrochar, esta dádiva da Natureza tem poderes capazes de solidificar o bom queijo e também de proteger a mulher de limpezas (o fígado) da casa da nossa alma, o corpo. As suas propriedades medicinais estão neste artigo para te fazer amar a planta de nome Cardo Mariano. Os nossos antepassados faziam até sopa com os seus verdes e a receita está no fim do artigo!

400px-Illustration_Silybum_marianum0

A planta

O cardo mariano, também chamado de cardo leiteiro é uma planta da mesma família do absinto e da alcachofra. Cresce até 200 cm e tem uma flor muito bonita rosa – roxa. É conhecido pelo uso da produção do queijo mas a sua produção para fins farmacêuticos e medicinais é reconhecida por todo o mundo. Em Portugal é considerado uma erva daninha por crescer selvagem em regiões como o Alentejo, e pode por isso ser facilmente adquirida (de graça).

Breve história da planta

A popularidade do cardo vai além dos seus fins medicinais. A planta existe por aqui (terra) faz um bom tempo e já na Bíblia existem algumas referências – tanto em Génesis como no nascimento de Jesus. Até existem lendas sobre que as folhas tem o esbranquiçado do leite que caiu do peito de Maria ao dar de mamar a Jesus, quando estes se escondiam dos militares durante a noite em que matavam todos os bebés machos.

Também é um dos bastões da Escócia, o qual apresenta a sua flor sendo portanto um símbolo Nacional do país.


Poderes de cura

O cardo é utilizado há muitos anos para tratar e prevenir doenças de fígado, pâncreas , rins, sangue e pele.

O Fígado

Super poderoso, o seu fruto, que também é a sua semente, contêm um conjunto de substâncias capazes de proteger o  fígado. Por isso o cardo ser tão recomendado para pessoas que bebem muito álcool ou que tem um fígado gordo. Este conjunto de substâncias chamam-se silimarina e apesar de se poder comprar individualmente em forma de suplemento sempre aconselho a também usar o alimento no seu todo e não só a substância extraída. Porquê? Não se sabe a 100% como o corpo recebe substâncias isoladas que no seu meio natural coabitam com outras e o cardo por si é nutritivo. A sua proteção ao fígado é tão eficaz que mesmo em situações de cirrose é beneficial, havendo quem acredite que regenera o fígado.

fruto do cardo
Fruto/Semente do cardo

O fígado é o principal órgão a eliminar toxinas do nosso corpo. Também é ele que regula a quantidade de hormonas que deve eliminar por exemplo se o nosso corpo tiver estrogénio em excesso ele ajudará a regular, livrando-se do estrogénio em excesso. Já partilhei que na sociedade em que vivemos a maioria de nós tem esta hormona em excesso devido ao ambiente e contraceptivos hormonais e por isso ter um fígado saudável e capaz de regular esta hormona é importante. Na situação oposta, quando se tem estrogénio a menos (exemplo : menopausa) , o cardo ajuda de duas formas – o fígado estando mais saudável livrar-se-à de menos quantidade da hormona que já está em défice e o cardo é estrogénico o que significa que um dos seus compostos pode ser usado como estrogénio pelo corpo. Existem estudos científicos mostrando que o cardo pode ser de grande ajuda a pessoas com baixa densidade óssea causada pela falta de estrogénio.

“Silimarina é o composto natural mais usado para o tratamento de doenças hepáticas mundialmente devido à sua actividade antioxidante , anti-inflamatória e anti-fibrótica. A Silimarina funciona estabilizando as membranas biológicas e aumentando a produção de proteina.”

Os Rins

Também os rins beneficiam com o consumo do cardo. Porque o complexo da silimarina trabalha com o RNA, acredita-se que estimula a regeneração das células dos rins.

Mais benefícios….

Atua sobre a bílis e facilita a coagulação do sangue o que é bastante útil para senhoras com menstruações muito pesadas.

Além disso…

O cardo é mais eficaz na prevenção que na desintoxicação o que pode ocorrer quase ao mesmo tempo. Por exemplo na ingestão de um cogumelo tóxico, o qual leva algum tempo a chegar ao fígado a silimarina chega primeiro e protege de danos mais graves.

Também na medicina chinesa o Cardo (Da Ji) é conectado com o sangue tendo poderes de fazer o sangue circular e auxiliar o meridiano do fígado e do pâncreas.

 

Receita

 

 

 

@Ana

Qual a ligação do artigo com expressão? (UPDATE BLOGUE)

update: [A partir de agora o blogue vai estar cada vez mais relacionado com este tema de uma forma holística e portanto expressão tem significados como o Quinto Chackra, Garganta, Tiróide, Cordas Vocais…tudo entre o nariz e o coração e irá além do físico portanto incluirá voz, expressão literal, criatividade até música talvez. Confuso? Nada disso. Será algo que irá acontecer calmamente tal como está a acontecer na minha vida.]

O Cardo – o Fígado – o Hashimoto da tiroide

A doença de Hashimoto está a ser diagnosticada cada vez mais e tem uma grande ocorrência em mulheres. Esta doença refere-se a um problema no sistema imunitário o qual começa a atacar a actividade da tiroide. É importante acalmar o sistema imunitário e mostrar-lhe que a tiróide não é inimiga. Existem vários passos para isso e, sem dúvida que é assunto para outro artigo mas o cardo tem papel em um dos passos – aumentar a saúde do fígado. 

Uma das causas e raízes do hashimoto da tiroide é um corpo tóxico e portanto auxiliar o fígado com cardo ajudará a tratar a doença. O fígado também o local onde um dos produtos da tiroide é convertido para função do corpo – então é indispensável.

Algumas das Fontes:

https://www.publico.pt/2017/06/26/ciencia/noticia/cardo-uma-planta-mediterranea-que-a-ciencia-portuguesa-esta-a-explorar-1776741;
http://nelson-banza.blogspot.com/p/receitas.html
https://deliciouslyorganic.net/reverse-hashimotos-thyroid-disease

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: