Um ex-colega meu de trabalho fez-me pensar sobre este assunto. Eu sou MEL MEL MEL mas, no momento em que a conversa veio ao de cima eu não consegui explicar bem o porquê de o mel ser muito mais saudável que o açúcar. Bom, para mim o açúcar é tóxico, portanto quase tudo é melhor, mas o, ” para mim” não significa nada. Existem motivos para o mel ser bom para nós e o açúcar não. Quando digo açúcar falo do açúcar branco, de mesa porque, ora vejam como é feito e pensem:
https://www.youtube.com/watch?v=lJrvA_voWrU
Repararam no número de processos? No estado das máquinas onde está? No que lhe adicionam? E quanto é fervido?
Muito do açúcar que se consome não vem da cana de açúcar. Na Europa a grande fonte para a produção é beterraba. Não é a beterraba vermelha que conhecemos, é outra irmã dela, muito mais doce e branca. O processo de produção é similar e em largamente produzida em França.
Também nem todo o mel é bom. Acreditam que nos Estados Unidos da América é pasteurizado? Em Portugal penso que isto ainda não acontece. Ao pasteurizar, os alimentos perdem as bactérias más, so que também perdem muitas coisas boas como enzimas. Se o mel for comprado ao produtor melhor, quando menos industrializado e produzido mais confiança se pode ter que vêm diretamente das abelhas.
Mas porquê é que afinal o mel é tão saudável?
Primeiro porquê:
O mel é um antibiótico natural. Muitos de nós sabemos que o mel tem um grande poder antibacteriano e por isso ser usado para gripes, dores na amígdalas e até para limpar feridas.
O que faz com que seja tão bom a matar bactérias é que mel é basicamente só açúcar e por isso o liquido é super saturado em frutose e glicose (dois açúcares). Este estado de saturação faz com que o mel queira desesperadamente água e, se algum microrganismo entra no mel, este vai sugar-lhe a água, matando a bactéria.
Existe, no entanto uma bactéria ou melhor protótipo de bactéria que consegue passar esta barreira. É que só ovos são depositados no mel. Em adultos, não existe nenhum problema porque o corpo trata logo dos intrusos mas, em crianças onde o sistema imunitário está ainda em desenvolvimento pode ser muito grave e é por isso que bebés com idade inferior a 1 ano não devem comer mel. Chama-se Clostridium boltulino.
Segundo motivo:
O mel vem com algumas das propriedades das plantas com que foi feito, plantas estas que não digerimos tão bem e outras que não digerimos de todo. Por isto o mel pode ter constituintes que ajudam na respiração, circulação, alergias, fígado, problemas de sono, processo de cura em feridas. As queridas abelhas fazem o trabalho por nós mas Ok, é a lei da vida e nós prometemos plantar mais flores para elas polinizar. Não sei se escreva ciclo ou lei da vida. Lembrem-se que tudo em excesso faz mal, o mel não é exceção, até porque é demasiado doce e se comemos tudo doce criamos um desequilíbrio corporal.
Por exemplo, o mel de eucalipto é muito bom para a respiração, ele faz os brônquios dilatarem e é por isso que ajuda a combater gripes e resfriados.
Terceiro motivo,
Enzimas. Esqueçam lá algum alimento processado como o açúcar ter enzimas! Estas morrem a partir de temperaturas ainda consideradas baixas (30º-40º). No entanto elas são imprescindíveis para um corpo saudável. Enzimas são super importantes para o nosso corpo conseguir digerir os alimentos.
Quarto motivo,
Bactérias. Pois, parece que as bactérias que existem nas abelhas deixam no mel um produto que se chama ácido lático, o qual também é antibacteriano. Este aspeto do mel ainda não é muito bem entendido.
Além destes motivos o mel possui:
Já o açúcar,
É sacarose. Um açúcar fácil de digerir com o qual o nosso corpo se habitua e vicia que é uma coisa impressionante. Foi considerado durante um tempo ouro branco e uma iguaria…hoje em dia há aos potes e, como mostra no vídeo do início do artigo, a sua produção retira a maior parte das boas propriedades que a planta tem. O açúcar provoca:
- Aumento da glucose no sangue que,
- Provoca um pico de stress (o corpo precisa lidar com a rápida subida) que,
- Coloca as adrenais a trabalharem horas extras provocando fatiga nas adrenais, que por sua vez,
- Não produzem as hormonas que precisam porque precisam de estar a trabalhar nos níveis de stress.
Além desse ciclo vicioso:
- Desequilibro bacteriano nos intestinos que estão ligados diretamente a processos como o sistema imunitário e a nossa sensação de felicidade e bem-estar;
- Obesidade – O açúcar é um alimento praticamente vazio de nutrição então não enche o que faz com que comamos exageradamente;
- Diabetes;
- Envelhecimento precoce;
- Perda da saúde dentária;
- Gordura no sangue.
E porque o açúcar é vazio em nutrientes normalmente as pessoas que se alimentam grandemente de açúcar tem deficiências nutricionais.
Os alimentos que mais contêm açúcar são:
- Bebidas como coca-cola e Ice Tea , chamados refrigerantes;
- Bolachas;
- Molhos BBQ, Ketchup…;
- Massas;
- Comida pré-feita;
- Cereais processados como Chocapic;
@Ana
2 comentários