Açúcar ou Mel

Um ex-colega meu de trabalho fez-me pensar sobre este assunto. Eu sou MEL MEL MEL mas, no momento em que a conversa veio ao de cima eu não consegui explicar bem o porquê de o mel ser muito mais saudável que o açúcar. Bom, para mim o açúcar é tóxico, portanto quase tudo é melhor, mas o, ” para mim” não significa nada. Existem motivos para o mel ser bom para nós e o açúcar não. Quando digo açúcar falo do açúcar branco, de mesa porque, ora vejam como é feito e pensem: 

https://www.youtube.com/watch?v=lJrvA_voWrU 

Repararam no número de processos? No estado das máquinas onde está? No que lhe adicionam? E quanto é fervido? 

Muito do açúcar que se consome não vem da cana de açúcar. Na Europa a grande fonte para a produção é beterraba. Não é a beterraba vermelha que conhecemos, é outra irmã dela, muito mais doce e branca. O processo de produção é similar e em largamente produzida em França. 

Também nem todo o mel é bom. Acreditam que nos Estados Unidos da América é pasteurizado? Em Portugal penso que isto ainda não acontece. Ao pasteurizar, os alimentos perdem as bactérias más, so que também perdem muitas coisas boas como enzimas. Se o mel for comprado ao produtor melhor, quando menos industrializado e produzido mais confiança se pode ter que vêm diretamente das abelhas. 

Mas porquê é que afinal o mel é tão saudável? 

Primeiro porquê: 

O mel é um antibiótico natural. Muitos de nós sabemos que o mel tem um grande poder antibacteriano e por isso ser usado para gripes, dores na amígdalas  e até para limpar feridas. 

O que faz com que seja tão bom a matar bactérias é que mel é basicamente só açúcar e por isso o liquido é super saturado em frutose e glicose (dois açúcares). Este estado de saturação faz com que o mel queira desesperadamente água e, se algum microrganismo entra no mel, este vai sugar-lhe a água, matando a bactéria. 

Existe, no entanto uma bactéria ou melhor protótipo de bactéria que consegue passar esta barreira. É que só ovos são depositados no mel. Em adultos, não existe nenhum problema porque o corpo trata logo dos intrusos mas, em crianças onde o sistema imunitário está ainda em desenvolvimento pode ser muito grave e é por isso que bebés com idade inferior a 1 ano não devem comer mel. Chama-se Clostridium boltulino. 

Segundo motivo: 

O mel vem com algumas das propriedades das plantas com que foi feito, plantas estas que não digerimos tão bem e outras que não digerimos de todo. Por isto o mel pode ter constituintes que ajudam na respiração, circulação, alergias, fígado, problemas de sono, processo de cura em feridas. As queridas abelhas fazem o trabalho por nós mas Ok, é a lei da vida e nós prometemos plantar mais flores para elas polinizar. Não sei se escreva ciclo ou lei da vida. Lembrem-se que tudo em excesso faz mal, o mel não é exceção, até porque é demasiado doce e se comemos tudo doce criamos um desequilíbrio corporal

Por exemplo, o mel de eucalipto é muito bom para a respiração, ele faz os brônquios dilatarem e é por isso que ajuda a combater gripes e resfriados. 

Terceiro motivo, 

Enzimas. Esqueçam lá algum alimento processado como o açúcar ter enzimas! Estas morrem a partir de temperaturas ainda consideradas baixas (30º-40º). No entanto elas são imprescindíveis para um corpo saudável. Enzimas são super importantes para o nosso corpo conseguir digerir os alimentos. 

Quarto motivo, 

Bactérias. Pois, parece que as bactérias que existem nas abelhas deixam no mel um produto que se chama ácido lático, o qual também é antibacteriano. Este aspeto do mel ainda não é muito bem entendido. 

Além destes motivos o mel possui

mel comp

 

Já o açúcar

É sacarose. Um açúcar fácil de digerir com o qual o nosso corpo se habitua e vicia que é uma coisa impressionante. Foi considerado durante um tempo ouro branco e uma iguaria…hoje em dia há aos potes e, como mostra no vídeo do início do artigo, a sua produção retira a maior parte das boas propriedades que a planta tem. O açúcar provoca: 

  • Aumento da glucose no sangue que, 
  • Provoca um pico de stress (o corpo precisa lidar com a rápida subida) que, 
  • Coloca as adrenais a trabalharem horas extras provocando fatiga nas adrenais, que por sua vez, 
  • Não produzem as hormonas que precisam porque precisam de estar a trabalhar nos níveis de stress. 

Além desse ciclo vicioso: 

  • Desequilibro bacteriano nos intestinos que estão ligados diretamente a processos como o sistema imunitário e a nossa sensação de felicidade e bem-estar; 
  • Obesidade – O açúcar é um alimento praticamente vazio de nutrição então não enche o que faz com que comamos exageradamente; 
  • Diabetes; 
  • Envelhecimento precoce; 
  • Perda da saúde dentária; 
  • Gordura no sangue. 

E porque o açúcar é vazio em nutrientes normalmente as pessoas que se alimentam grandemente de açúcar tem deficiências nutricionais. 

Os alimentos que mais contêm açúcar são: 

  • Bebidas como coca-cola e Ice Tea , chamados refrigerantes; 
  • Bolachas; 
  • Molhos BBQ, Ketchup…; 
  • Massas; 
  • Comida pré-feita; 
  • Cereais processados como Chocapic; 

@Ana 

  

  

  

  

  

 

One thought on “Açúcar ou Mel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.