Alívio de dor de olhos

 Este tema tornou-se importante desde que o senti. Não me lembro de me doer os olhos antes de trabalhar num laboratório onde passava o dia a olhar para um ecrã a ver imagens de circuitos minúsculos. Na verdade, mudar de emprego aliviou muito, só que nem sempre mudar de emprego é uma opção. Por vezes gostamos do que fazemos e, a dor nos olhos é um mal necessário. Não tem que ser e existem pequenos cuidados a ter. Já que usamos muitos os olhos precisamos também cuidar mais deles e como ouvi,

 “Cuidar de nós é combustível para nos tornarmos mais fortes” – Melissa Ramos

 Já escrevi alguns cuidados a ter nos artigos sobre a visão e os olhos (Parte 1 e Parte 2) mas quero hoje dar-vos uma “dica rápida” porque no dia-a-dia tem que ser.

 Camomila. Pepino e tomate.

 Camomila? Sim, porque a camomila é muito anti-inflamatória. Vou contar-vos a minha história de como descobri o milagre que a camomila pode fazer. Como disse no início no artigo no meu antigo emprego os olhos eram o que mais usava. Certa noite, estava a trabalhar (era por turnos) e já não suportava. Eu já tinha feito exercícios para descansar, já tinha molhado e simplesmente não estava a dar porque os meus olhos pediam descanso. Erradamente pensei: tem que ver! vou colocar aquelas gotas que trouxe de casa da minha mãe (rótulo em alemão) que tenho ali no cacifo! Assim fiz. Só que o meu alemão não é eficiente e aquilo, meus caros não era lágrima para olhos, era desinfetante de feridas com aspeto de gotas. O que fui fazer? Dizia para ter cuidado para não entrar em contato com o olho e eu meti diretamente no meu olho. A primeira medida foi passar por água corrente, aquilo que diz sempre para fazermos nos rótulos. O meu olho queria muito fechar mas eu forcei para abrir completamente o olho em água. Apesar disto ter aliviado decidi ir a um médico para ver se tinha causado algum dano. Lá, a médica disse que não tinha causado mas que o olho estava muito irritado, tinha que colocar gotas e antibiótico. Felizmente, como na altura já sabia que antibióticos fazem mais mal que bem pensei que primeiro ia curar-me à minha maneira e logo se via. Felizmente também, isto tudo aconteceu a uma sexta-feira e por isso os dois dias seguintes passei dentro de casa com remédios naturais nos olhos. Descobri que a camomila tem propriedade anti-inflamatórias então socorri-me dela. Molhei saquetas de chá de camomila em água quente e coloquei nos olhos. A membrana do olho é muito fina então a absorção é fácil. Além de anti-inflamatória a camomila é anti bacterial então serviria na perfeição. Amo amo camomila desde aí e já aconselhei esta dica a várias pessoas que sofrem de algo no olho.

 Outra dica é o tomate e pepino porque, se o meu olho precisava de algo anti-inflamatório também precisava de algo que o hidratasse. Confesso que o tomate eu usei principalmente porque estava fresco e sabia-me muito bem.

 Há pouco tempo o meu pai teve o terçolho e eu aconselhei-lhe isto tudo. Ele deu-se muito bem com o pepino. Porque tinha muita comichão além de hidratar e nutrir aliviava-o muito. Foi nessa altura que surgiu a ideia de fazer este artigo. Mais pessoas podiam usar a minha experiência para se curarem.

 Eu não precisei de antibiótico para tratar o meu olho depois de meter por erro desinfetante nele. O antibiótico mata bactérias más e boas, o significado da palavra antibiótico é anti vida por isso o seu uso tem que ser muito pensado. Tomar antibiótico altera a nossa flora intestinal, onde temos o cume do nosso sistema imunitário e onde digerimos o que comemos. É o nosso segundo cérebro e influência o nosso bem-estar, até influenciando em depressão. O seu valor é impensável.

 E sabiam que o tomate previne as cataratas? Só coisas boas.

 @Ana

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s