Ouvidos e a Audição

 Sabiam que a audição está diretamente relacionado com o quinto chakra? Na verdade todos os sentidos estão.

 Olfato – Primeiro chakra (artigo aqui)

 Paladar – Segundo chakra (artigo aqui)

 Visão – Terceiro chakra (artigo aqui e aqui)

 Tato – Quarto chakra (artigo aqui)

 Audição – Quinto chakra (presente artigo)

 Quanto mais estudo mais percebo que está tudo relacionado. Não importa se é oriental, ocidental ou astral existe uma conexão.

 Este é o vosso artigo sobre,

Ouvidos e a audição

 Como nos outros artigos, começo por uma pequena introdução ao ouvido. O ouvido  é um órgão composto por várias partes. Na imagem seguinte podem dar uma olhadela na sua composição :

108imagem1

 O modo como ouvimos é o resultado de todas estas estruturas. Muito resumidamente as ondas de som chegam ao ouvido externo, entram no canal auditivo e fazem vibrar o timpano que está ligado aos ossos do ouvido médio. Dentro da cóclea existe liquido e a vibração dos ossos cria ondas no liquido. Na cóclea, que é similar a um caracol existem células nervosas que convertem a mensagem e a levam ao nosso cérebro. Cada som tem uma vibração diferente. É como código morse. Esta é uma explicação muito resumida porque para que isto aconteça existe um mundo de estruturas e compostos químicos interessantes. Até leis! Por exemplo : para que o tímpano receba a onda sonora a pressão externa tem que ser igual à pressão interna e para isso existe um canal a ligar o ouvido ao nariz e é por isto que quando andamos de avião e estamos com dor de ouvidos se mascarmos uma pastilha ou bocejarmos ficamos aliviados. O líquido dentro do ouvido interno é linfa com uma constituição específica de constituintes.. No meio disto tudo penso que ouvir é maravilhoso e uma verdadeira bênção.

 A audição

 As células que são responsáveis pela audição estão submersas dentro de um dos liquidos linfátios chamado endolinfa. Chamam-se células celiadas e mexem consoante os sons que ouvimos. Sons num volume excessivo causam a sua morte e provocam surdez.

 O que ouvimos vai até ao nosso cérebro e lá é decifrado em imagens, conceitos, emoções etc.

 A música e o que ouvimos é portanto um meio para atingir o nosso interior. O que ouvimos influência as nossas acções porque o cérebro costuma confiar no que ouve. Até demais. Pela audição podemos programar o nosso cérebo (muito matrix).

 À parte:

[

 Eu sou hoje em dia uma mulher de paixões e, se há paixão que já nasceu comigo é a música. Como a música é captada através da audição sou muito grata por poder ouvir e ser ouvida e porque o tema é apropriado deixo aqui o meu novo projeto :

 Canal Youtube – Sardico – Link aqui.

]

 É através da audição que ouvimos música e, a música pode ser uma terapia. Na verdade existem algumas terapias alternativas associadas ao ouvido e a audição como a musicoterapia, auricoloterapia ou terapia das velas oculares. Das três só posso falar da musicoterapia que, mesmo sem ir a um fisiologista todos já sentimos. Quem ainda não curou uma tristeza ao som de uma música? Se todas as partes de nós estão em sintonia então a musica faz bem à alma e, consequentemente a tudo o resto.

 Como é que a música cura? Eu não sei o porquê mas Bach sabia. Através de frequências específicas o corpo reage a vários fins. Isto chama-se sons binaurais e esta palavra é para mim estranha porque estou habituada à expressão inglesa binaural beats. Esta descoberta  é incrivel porque Bach existia muito anos antes da descoberta de que os sons criam acções de cura e estimulos, de que podem na verdade falar com o nosso cérebro. Estes sons funcionam como mensagens incriptadas com frequências distintas que o cérebro consegue ler e descodificar. Existem frequências para relaxar, diminuir dor, concentração, epilepsia etc. Os cientistas que se dedicam a estudar a audição intrigram-se com este acontecimento e há frequências que nem consiguimos ouvir mas que criam efeitos em nós. Pensa-se que o segredo está na diferença que se cria entre o som que ouvimos num ouvido e a que entra no outro (Daí o nome de Binaurais). Pouco ainda se sabe mas sabe-se que :

“Essas ondas de som conseguem mudar as estruturas da água e o nosso cérebro é 92% água” – Baretzky

 Os sons não só mudam a estrutura da água como também em minerais, como podem observar no vídeo a seguir:

 

Magnífico certo? A primeira vez que vi isto fiquei perplexa. A frequência do Som é mesmo muito poderosa para o bem e para o mal.

Ora vejam, se estamos ao lado de uma pessoa que só reclama o que é que acontece? E se por outro lado estamos ao lado de uma pessoa feliz, entusiasmada e cheia de boa energia? O Som diz-nos muito sobre o mundo externo e tanto para o bem como para o mal influencia-nos. A escolha sobre o que ouvimos é portanto muito importante e temos que ser cautelosos, como já referi o nosso cérebro custuma acreditar naquilo que ouve.

Então já vos disse que ,

As frequências do som falam com o nosso cérebro  num código incompreesível na nossa linguagem. Disse também que se passarmos tempo a ouvir algo mau vamos senti-lo como nosso e agora quero deixar-vos uma ultima informação. A linfa, que vos falei no ínicio e que está diretamente relacionada com a audição? Que falei que tem uma composição específica? Que se chama Endolinfa? Bem, ela não está sozinha. Se dentro do canal do caracol há a endolinfa, fora há a perilinfa. A endolinfa é maioritariamente constituida pelo composto K – Potássio e a perilinfa de Sódio. Dito isto percebe-se que estes contituintes são muito importantes na audição.

Significa que até na audição a nutrição tem uma grande importância. Para obtermos Potássio e Sodium

@Ana

 

One thought on “Ouvidos e a Audição

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s