Olho e visão (Parte 2)

 

O outro assunto que quero falar é: Olhos secos.

Este é um problema que afeta muita pessoa, a maioria não diagnosticada. A saúde do olho fica prejudicada e consequentemente a visão também. Eu descobri ao fazer um teste para usar lentes de contato à uns anos atrás… hoje sei que ainda bem que não coloquei porque lentes de contato não deixam o olho receber oxigénio e ainda descobri que tenho pouca lágrima.

Olhos secos causam ardor, irritação, dores de cabeça, vermelhão, cansaço, sensibilidade à luz solar, visão nublada, dor. E porque acontece? O estilo de vida é um dos motivos: Ambientes condicionados e secos, uso de tecnologia (muitas horas em frente a ecrãs). Outro motivo é descontrolo hormonal o que faz muitas mulheres na menopausa ter este problema, efeito secundário de medicação consequentemente anti-histamínicos e pilulas contracetivas e problemas imunitários, tiroide ou diabetes.

A lágrima é constituída por três partes: parte aquosa para manter a superfície do olho húmida, óleo para lubrificar e muco para espalhar por todo o olho. Tem ainda anticorpos e proteínas para termos resistência a infeções, sais minerais e proteínas. Talvez haja pessoas que vão pensar que estou a falar da lágrima de quando choramos pois não sabem que existem 3 tipos de lágrimas. Existe sim, a lágrima emocional, a lagrima reflexiva (exemplo: quando choramos com a cebola) e a lágrima basal. É a lágrima basal que está sempre presente no nosso olho, que lhe dá saúde e aquele brilhozinho. Interessante que todos os tipos de lágrimas são quimicamente diferentes…

O problema dos olhos secos pode ser o olho que não produz lágrima suficiente ou produz, mas esta evapora-se muito rápido, o mais comum. A produção de lágrima acontece nas glândulas lacrimais (ver imagem a seguir) mas é o óleo produzido pelas glândulas tarsais e dado ao olho pelas glândulas meibomio que previne a evaporação excessiva destas. Muitas vezes estes canais estão bloqueados… Porquê? Pelos motivos que falei no início, os motivos dos olhos secos.

tear-film

Solução? A maioria das pessoas coloca gotas artificias, mas isso não soluciona o problema…diminui os sintomas mas mesmo estas lágrimas artificias acabam por evaporar e o alívio é momentâneo. A solução é estabilizar as glândulas do meibomio… não há um remédio santo se continuas a estar três horas ao computador sem pausas. Ajuda:

  • Suplementos de óleo de peixes gordos (ômega 3)
  • Piscar! Ao computador com concentração máxima uma pessoa pisca três vezes menos.
  • Compressas quentes (Ajuda-me muito!), água morna e um pano limpo sobre os olhos 10 minutos… é bom antes de dormir. Esta prática abre as glândulas e estas desentopem.
  • Avalia a tua dieta.
  • Lavar a zona com óleo da árvore do chá (Melaleuca).
  • Colocar sacos de chás ou pepino sobre os olhos, estilo a compressa.
  • Evitar maquilhagem. Químicos :|!

E é isto! Saúde para os olhos.

Boa mudança de hábitos *

@Ana

 

 

 

 

5 thoughts on “Olho e visão (Parte 2)

  1. Pingback: A pele e o tato
  2. Pingback: Arquivo 2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s