Este artigo pode mudar a tua perspectiva sobre algo tão simples e ao, mesmo tempo melhorar a tua gestão do stress no nível de bom a espetacular!

A minha mãe ensinou-me que as palavras têm Poder. Moldam a tua perspectiva de formas diferentes e têm o poder de tornar o mau em bom e vice-versa. Um exemplo disso é que, se começares a dizer repetidamente : Estou feliz! Estou feliz! Estou feliz! Estou feliz! Estou feliz! – um sorriso que não percebes porquê começa a aparecer. Cria uma emoção.

Sendo as palavras tão importantes, quero deixar-vos um breve pensamento sobre a expressão “despacha-te”.
Cresci com ela sem perceber que pode ser tão tóxica e levar os nossos níveis de stress a mais de mil. Despacha-te a comer
Despacha-te a tomar banho
Despacha-te para sairmos de casa senão chegamos atrasados à escola

O que sentes ao ler as frases anteriores? Paz ou stress? Como começas o dia se essa palavra estiver sempre ativa na ponta da língua e no pensamento?
Levou-me algum tempo para fazer esta mudança, afinal foi um hábito de muitos muitos anos mas faz uma diferença GIGANTE nos meus dias.

Comecei a pensar ao contrário,

Em vez de me despachar para ir trabalhar, comecei a preparar-me para ir trabalhar. Para me preparar eu fazia o que achava ser importante ao meu passo e, se o tempo estivesse apertado escolhia o que era mais importante mas nunca com a palavra despachar.
Porque, afinal, a despachares-te tu não aprecias o momento e estás sempre em stress.

Sabes o que é stress e o que faz?
O nosso sistema nervoso tem dois modos distintos. Chamam-se eles: parassimpático e simpático. O primeiro têm as funções em que tu não precisas pensar para elas ou seja digestão, desintoxicação, circulação sanguínea etc. O segundo ativa-se quando o teu corpo precisa de agir rápido! É o teu modo de guerra, o teu modo de bater ou fugir (fight or flight) e é espetacular. É tão espetacular que te faz dar um sprint a fugir de um perigo ou ser multitasking de manhã para te despachares. É tão espetacular que sobe a tua adrenalina se for necessário aquela extra de energia. É, se dúvida espetacular mas, como tudo têm o seu retorno (retorno da Natureza) e quanto mais dá mais pede.
Para usarmos este sistema, os nossos níveis de stress sobem, os nossos músculos ficam mais tensos, a nossa digestão fica mais lenta podendo até parar, a produção de hormonas também fica mais lenta, a produção de novas células também e ainda, acaba por produzir lixo no nosso corpo.

Isto tudo para dizer o que? Que, se tivermos sempre com esse modo nervoso ativo as funções básicas do nosso corpo não ocorrem da melhor forma e com o decorrer do tempo o corpo fica cada vez mais debilitado.

Para dizer também que um ato tão simples como começar a dizer “Estou a preparar os miúdos para sairmos de casa” em vez de “Estou a despachar os miúdos…” pode fazer toda a diferença. Por vezes estas pequenas mudanças são um grande avanço na nossa vida

Estão comigo? Quem está preparado para uma vida com menos stress?

A vida corre rápido, não a despaches.

@Ana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: