Todos os que lidam de alguma forma com um óleo essencial sabem que, “há que ter cuidado” por causa da toxicidade.

O que são os óleos essenciais?

Para o Dr.Nick Berry são “a alma das plantas”. Biologicamente, os óleos essenciais fazem parte do segundo metabolismo das plantas e servem para protegê-la de variadíssimos seres como por exemplo vírus. Por causa disto, os óleos essenciais têm sim toxicidade MAS, muito há que se lhe diga sobre esse assunto.

Uma das características dos óleos essenciais (palavras preferida deste artigo), é que não é “uma coisa” e não serve para um único propósito. Servem para vários. Um único óleo essencial, vamos abreviar para O.E, pode ser calmante, anti-viral, anti-bacteriano e anti-mutagénico. Como é extraído da planta, um ser vivo, o teor exato de cada substância no O.E varia consoante a idade da planta, a estação e até se é selvagem ou de “jardim”. Com todas estas variáveis, os O.E têm sido descartados pela ciência, principalmente a farmacêutica. Se por um lado não conseguem atribuir um O.E a uma ação ou composto único, por outro não se atribuí patentes a plantas e por isso não há um Dono que possa explorar economicamente cada O.E específico.

Em suma, Óleos Essenciais são Holísticos. Eles atuam de várias formas, são bons e ruis. São uma bela ferramenta para nós e a opinião que são a alma das plantas é romântica o suficiente para a aceitar.

São maus? Não são poderosos.
Os O.E tem a capacidade de entrar na membrana de um vírus e alojar-se lá, destruindo-o. Por mais que o vírus queira lutar contra, teria que lutar contra a sua própria membrana e o resultado seria o mesmo, a sua destruição. E isto, é ser BOM. Pode nos ajudar tanto.

Respeitosamente, o principal motivo da tanta propaganda aos “O.E serem tóxicos” acontece pelo facto das pessoas não saberem e por segurança coloca-se uma gotinha de medo. Na verdade, Os Óleos Essenciais não são tóxicos como se diz.
Sim, em doses extremamente altas podem ser fatais e por isso manter longe das crianças e informarmo-nos é importante. O que é uma dose extremamente alta? Sabes? Eles são muito poderosos e por isso há que saber.

Vamos a um exemplo…

O O.E de Gaultheria procumbens, é um dos óleos essenciais que é proibido de se usar por ser muito tóxico. O motivo? Ter um grande teor de ácido acetilsalicílico. 18 gramas deste composto seria fatal para um humano de 60 Kg. Mas, usando 1mL diluído em azeite (exemplo), não haveria problema nenhum pois era cerca de 700 vezes abaixo. Se virmos bem, uma aspirina tem cerca de 10 gr e “nós” tomamos sem pensar ser ou não tóxico.

Além disto, compostos separados e colocados em medicamentos, tem uma lista enorme de possíveis secundários (que acontecem) e mesmo assim não estão etiquetados como “cuidado por serem tóxicos”. A toxicidade dos O.E é algo que se precisa de respeitar mas não ter medo. O nosso corpo conhece/sabe como desintoxicar de um óleo essencial de Alecrim por ser algo presente na planta que consumimos faz séculos.

Explorar os óleos essenciais que temos, podia ser um dos caminhos da ciência e que nos tornaria mais em contacto e união com a Natureza. Mas, não haveria grande farmacêuticas pois não?

O seu poder vai além do que se pensa. O O.E dos citrinos ajudem a desintoxicar o fígado e impedem a criação de células tumorais. O O.E de cedro de Marrocos atua no sistema linfático e contra celulite. O O.E de oregãos mata até a cândida e por aí vai. Secalhar vale a pena conhecê-los, usá-los e agradecer/respeitar a natureza.

Podem ser usados adicionados em banhos, até na limpeza da casa.

Lembrem-se, os O.E são poderosos porque são a proteção das plantas. São o seu exército. Precisam de respeito e assim nos ajudar. Muito.

@movimentopostura , e se os Óleos Essencias nos pudessem ajudar mais do que pensamos? Quase todos eles são anti-virais e, o seu consumo (ingestão, inalação, aromaterapia) talvez nos desse mais respostas que, mais medicamentos e afins.

No Sabonete Lome Baunilha-Laranja, três óleos essencias forma usados. Lê aqui!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: