Todos os dias quando acordo, tomo um tempo para mim e escrevo. Quero começar bem o dia e viver conscientemente (1 dos pilares de uma boa auto-estima). Começo pela gratidão e é sobre ela mesma que vos quero escrever. Tudo é um bom motivo de agradecimento. Ter dedos, ter pernas (duas!), ter boas pessoas na minha vida, ter uma cama, ter dinheiro etc. Aqui estão duas das minhas entradas no diário de agradecimento:

Começar o dia em Gratidão permite-me sentir abençoada e energizada para o resto do dia. Devias experimentar. É começar o dia a sentir prazer e felicidade porque acordas-te sem dor de dentes.

Parece algo simples e sem sentido? Talvez não. Até o sofrimento que passamos trás algo positivo à nossa vida. Nessas alturas aprendemos imenso e se focarmos no que estamos a aprender conseguimos ver como um desafio e não como uma tormenta.

Devias mesmo experimentar. Gratidão pode mudar a tua vida e ser uma ferramenta incrível para mandar para bem longe aquele stress que te coloca tão longe de uma vida saudável.

Ora vê:

O que achas que acontece se no meio de uma discussão tiveres a capacidade de te relembrar o quão grata estás por ter aquela pessoa na tua vida? Esta capacidade treina-se e causa que menos e menos discussões aconteçam.

Porque estás grata e todos os dias te recordas, vais falar mais com um sorriso nos lábios. E como te ajuda a relaxar, escrever sobre o que estás grato aumenta a tua saúde física (ao reduzir o stress).

Gratidão, além de reduzir o stress melhora a auto-estima e torna-te psicologicamente mais capaz de ter sucesso nos problemas e desafios do dia-a-dia – mais resiliente.

Os benefícios são superiores quanto mais específico fores. Em vez de escreveres que estás grato pelo que és hoje e vais ser, terás mais sentimento de gratidão (e todos os benefícios deste) se escreveres exemplos específicos. Por exemplo: estou grata porque hoje em dia a minha capacidade de negociar o meu novo salário é superior à que tinha à ano e meio atrás. E assim poder melhorar a minha vida.
Este detalhe aprendi ao escrever-vos este artigo e, estou grata por tê-lo feito.

E, quem não quer sentimentos bons na vida? Ao escreveres estás a desenvolver esse sentimento. Estás a plantar em ti. A nutrir.

Outro tópico seria como mostrar essa gratidão, expressá-la. Se gostassem que escrevesse sobre isso digam nos comentários.

@Ana

Anúncios

One comment

  1. Gratidão muda tudo! A forma como nos relacionamos com os outros, como nos apresentamos aos outros e como nos vemos a nós próprios. É algo tão simples e tão poderoso! E se conseguirmos expressar às pessoas especiais das nossas vidas que somos gratos por as termos perto, vamos também criar relações melhores e mais verdadeiras. Gosto imenso deste tópico! O mundo precisa de mais gratidão. Atrás da gratidão está muitas vezes o amor. E este também é tão necessário!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: