Cá estou eu, mais um ano de leituras que me transformam e fazem ser quem eu sou. Durante um ano, há muito espaço para ler.

Aqui está alguns dos livros que li, porque valem a pena. É importante colocar em prática o que se lê, é importante usá-lo. Eu, esforço-me para o fazer. E tu? O que lês? Aqui tens alguns bons livros:

Mulheres que correm com os Lobos

(Clarissa Pinkola Estés)

51g1xsemqql._sx298_bo1,204,203,200_

Em 2016 escrevi um artigo que diz : “Precisamos despertar as guerreiras que há em nós e tenho para a minha próxima ronda de livros a comprar o livro : Mulheres que correm com os lobos“. Podes ler o artigo aqui. Li o livro no ano que acabou de terminar e QUE LIVRO.

A autora vai contando contos antigos e o que eles nos ensinam. Cada história cheia de sabedoria para o dia a dia. É para mim um livro que se deve reler. Um dos conceitos que aprendi no livro e que me ajudou num período muito difícil foi o conceito Vida – Morte – Vida. Entender que a vida é feita nestes ciclos em tudo e todos. Até as mais pequenas coisas. Podia contar aqui uma das histórias mas elas tem tanto sumo que talvez um dia crie uma série só para falar de cada uma em particular.

Algumas citações do livro:

“O amor na sua forma mais plena é uma série de mortes e renascimentos. Deixamos ir uma fase, um aspecto do amor, e entramos em outra. A paixão morre e é trazida de volta.”

“Então qual é a solução? Ir em frente, sofre e luta por isso. Pega na caneta e põe na folha, pára de choramingar. Escreve. Pega no pincel e sê má para ti por um instante, pinta. Dançarino, coloca o colete, amarra as fitas no teu cabelo, na tua cintura ou nos tornozelos e diz ao teu corpo para te guiar a partir dali. Dança. Actores, dramaturgos, poetas, músicos ou qualquer outro. Apenas pára de falar. Não digas nem mais uma palavra até que tu sejas uma cantora. Fecha-te no quarto ou mesmo sobre o céu. Faz a tua arte. Geralmente, nada pode congelar se está em movimento por isso move-te. Continua a mover-te”

Queres ler? Clica na língua preferida.

Português /  Inglês

 

Enfrentando a Selva

(Brené Brown)

Os livros da Brené Brown estão sempre muito virados para vulnerabilidade, resiliência e muito mais para uma vida socialmente saudável. Todas estas habilidades se aprendem. A citação que coloquei no artigo Medo de ser feliz foi tirada deste livro e é a seguinte:

Ambos, alegria e sofrimento são experiências vulneráveis a sentir por nós mesmos. A fundação da coragem é a vulnerabilidade – habilidade de navegar pelo incerto, risco e exposição emocional. É preciso coragem para abrir-nos à alegria. Eu acredito que a alegria é o sentimento mais vulnerável que nós experienciamos. Temos medo de que se nos permitirmos sentir alegria, iremos ser arrasados por algum desastre ou desapontamento. – Bréne Brown.

51rly6pkcpl._sx329_bo1,204,203,200_

Pessoalmente gosto de ler os livros dela porque ajudam a ter coragem de ser vulnerável, sermos nós mesmos e vivermos em sinceridade e integridade. O melhor de tudo é que ao lermos o livro nos apercebemos que ao fazê-lo estamos a ser forte e guerreiros, guerreiras.

Livro – Audible (Inglês)

O meu pé é muito grande para o sapato de vidro : um guia para uma vida menos perfeita

(Gabrielle Reece)

51h+glwylwl._sx326_bo1,204,203,200_

Título curioso. Não? Este livro atrai-me porque sou uma criança que viu muita Disney (como muitas mulheres o fizeram em crianças) e estou em fase de desintoxicação.  A geração Disney criou mulheres que esperam e procuram por um homem perfeito e relações perfeitas – como se o mundo fosse perfeito. Criou também homens que pensam (e/ou sentem!) que se não forem príncipes encantados então não merecem o amor da mulher que desejam.

Este livro é para pessoas que querem ter uma vida real onde alcançam sonhos por trabalho. Para pessoas que se constroem e não para pessoas ingénuas que procuram viver na fantasia. Gabrielle Reece fala como o seu casamento, a sua família e ela própria precisam de muito trabalho e disciplina diária para estarem firmes e saudáveis.

Quando saiu este livro fez muito ruído na sociedade porque a autora diz que uma mulher deve ser submissa ao seu marido. Ela mostra que somos submissos nas mais pequenas coisas como submeter que alguém passe à nossa frente na fila do supermercado mas que temos problemas em sê-lo (por decisão) para o homem que amamos e nos ama. Este livro foi uma boa viragem na minha imagem como mulher e até mudou a perspectiva sobre a palavra em si. Submissa não é escrava. É uma escolha e decisão.

Infelizmente o livro só existe em inglês mas se isso é um problema talvez seja altura para começar uma nova versão de ti . – Compra aqui.

Tao Te Ching – Livro da via e da virtude

(Lao Tzu)

51mlorwefql._sx316_bo1,204,203,200_

É difícil de descrever este livro. Quando o comprei e percebi que era um livro de poemas fiquei inquieta. Não sou muito de ler poemas, muito menos um livro inteiro de poemas. Devo porém dizer que foi um dos livros que me mudou a vida. Foi como que uma continuidade no caminho de descobrir a mulher que há em mim. Acredito que este livro fale com cada pessoa de forma diferente. Apesar de ter sido escrito quatro séculos antes de Cristo tem tanta sabedoria que dá para todos nós aprendermos algo que precisamos nos tempos actuais. 

Como é um livro de poemas, decidi começar por ler um poema por dia naqueles espaços que sobram ( e não deviam) entre meter a comida a aquecer e começar a comer. O interessante foi quando comecei a deixar de querer comer porque…estava muito bom. Estava tão bom. Queria ler mais e mais e acabei por ler este livro super rápido. Se recebi tudo o que o livro tem para dar? Nem por sombras. É para ser relido. 

É um livro sobre a vida. Como corre, como é o seu caminho e como se faz. 

A grande lição para mim neste livro, e sublinho, para mim foi a percepção do quão importante é a energia feminina no mundo. Em mim. Existe muito a ideia de que uma pessoa perde poder se ficar “por baixo” mas este livro mostrou-me quão forte é a água mesmo que não chegue às alturas das montanhas ela envolve-as e mesmo sendo tão macia e maleável é indestrutível e melhor, essencial.

“A água é fluída e obediente
mas ela
desgasta a rocha que é
rígida e não pode ser dócil.
Pela regra, tudo o que é fluído, suave e dócil
irá superar o que é rígido e duro.
Este é um paradoxo:
O que é suave é forte.”

Lao Tzu

Português /  Inglês

 

Adoçando a pílula : Ou como ficamos viciados nela

(Holly Grigg-Spall)

No último ano eu escrevi alguns artigos sobre o ciclo menstrual e a história da pílula. Como sempre o que iniciou esta acção está relacionado com a minha vida ou com a vida de alguém próximo. Desde que parei de tomar a pílula que tenho tido borbulhas as quais aparecem em áreas que me levam a acreditar que se trata de um desequilíbrio hormonal. Porquê? Escrevo sobre isso aqui.  

Em Fevereiro de 2018 começo então a ler um livro sobre o que desde fim de 2014 sentia poder ter sido o que mudou a minha pele. Um livro sobre o que é a pílula, o que está por trás, o que causa no corpo etc. 

51h2czduril._sx322_bo1,204,203,200_

O livro é bastante explícito quanto ao como o corpo fica viciado na pílula. Ela mostra vários casos de mulheres com imensas dificuldades quando decidiram parar. O assunto é tão real que até existem fóruns e grupos no facebook de apoio e suporte entre mulheres com estes problemas.

Também foi aqui que aprendi que a pílula e a segunda guerra tinham alguma coisa em comum ( podes ler sobre isso nos artigos da história da pílula) e que paramos de ovular quando a tomamos. 

Infelizmente não é tão bonito quanto parece e toda a mulher que toma, já tomou ou pensa vir a tomar devia se informar bem sobre o assunto. Porque muda tudo.

Comprar livro.

Limpeza Facial – Programa Natural para uma pele limpa, calma e feliz

(Adina Grigore)

 

Acho este livro interessante para quem acha que cremes, maquilhagem e mil produtos são a solução. A autora sofreu bastantes problemas e não, não foi com produtos mágicos que solucionou os problemas. 

Eu também estou a aprender como tratar melhor de mim. Afinal, tu és a melhor pessoa para tratar de ti própria!

No fim do livro existem receitas de produtos naturais para a pele desde máscaras faciais, condicionadores de cabelo etc. Muitas vezes a chave é a simplicidade. Isto está a ser um longo processo para mim e este livro não fez milagres mas foi uma boa participação no processo. 

Um dos conselhos do livros é um diário sobre o que comes. O objetivo é perceberes que alimentos te fazem aparecer novas borbulhas. Ohhhh, a soja é difícil para mim! 

51r+o9ecepl._sx329_bo1,204,203,200_

Inglês / Espanhol

E pronto, estes são alguns dos livros que li. Outros, muito bons prefiro manter em segredo. Um bom livro muda a nossa vida porque muda como vês o mundo e faz-te tomar decisões novas.
@Ana 

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: