Banhos e duches tomados de água fria 

Este é o assunto que trago para vocês! É difícil? É benéfico?! Uma coisa é certa, deixa-te com mais energia que um café.

Vamos estruturar este artigo!

O que são e como se tomam banhos de água fria?

Como o nome indica, é o ato de nos colocarmos dentro ou debaixo de água fria. Existem várias formas de o fazer. São elas:

  • Todo o tempo do nosso duche normal ser com água fria (para os mais atrevidos);
0_Ce8ieUlSgFk6Cqet
A primeira experiência a tomar banhos de água fria!

 

  • Tomar o duche normal e no fim ligar só a água fria durante uns segundos. (Fácil)
  • Fazerem rotativo entre quente e frio (Nível intermédio)
  • Banho de imersão com água fria e gelo (Hardcore!)

 

 

 

Os Benefícios

Todos nós gostamos daquele banho relaxante, depois do dia de trabalho ou para aquecer naquelas manhãs frias mas, banhos de água quente não deixam a tua pele saudável. E por ser tão bom acabamos por ficar mais tempo do que precisamos acabando por causar pele seca, entre outros problemas. Banhos quentes aumentam os sintomas de todas as doenças de pele como eczema e quanto maior o tempo de exposição, pior.

Assim que falo sobre este tema, a primeira coisa de que falo é que é como uma massagem interna ao nosso sistema circulatório. O nosso sangue “anda lá muito bem na sua vidinha” e de repente recebe o choque da água fria. O nosso corpo está preparado para não nos deixar morrer de frio então o sangue vai a toda a velocidade para as nossas extremidades. Uns segundos depois o nosso interior começa a sentir o frio então o cérebro percebe que o sangue precisa de proteger os órgãos vitais à vida e manda o sangue ir de novo a toda a velocidade para os órgãos internos.

Outro acontecimento é a dilatação e contração dos vasos sanguíneos. Quando estamos com frio os nossos vasos contraem-se, retendo assim energia para que não percamos calor. Isto torna o nosso sistema homeostático mais capaz  e mais rápido a responder mudanças de temperatura (este é outro benefício).  Muitos de nós aprendemos isto na escola e por isso é fácil de perceber que tanto isto como o movimento do sangue a uma velocidade anormal acaba por trazer um grande benefício. Este é um dos casos onde colocar um pouco de stress no corpo é benéfico. No modo de alterar de frio para quente este benefício é expandido a toda a experiência.

Outro dos benefícios é que melhora o nosso sistema imunitário. Sejamos sinceros, é preciso alguma coragem para fazê-lo e por isso torna-nos mais fortes. O nosso sistema imunitário é obrigado a acordar. Eu posso dizer isto por experiência pois já curei pelo menos uma constipação assim. Acham que foi fácil? Não. Eu estava na cama a tossir, cheia de frio e com os sintomas comuns e alguém me disse: Ana, sabes o que precisas, não sabes? Vai tomar banho de água fria! Eu fui e a constipação não avançou. Culturas durante toda a história da humanidade se serviram disto até hoje para terem “saúde de ferro”.

Para aqueles que custam a acordar, o qual pode ser sintoma de um ciclo circadiano desequilibrado, os banhos de água fria podem ajudar! É que ao levares com a água fria elevas a hormona que te leva a estar acordado – o cortisol.

Pode aumentar a fertilidade e melhorar a vida sexual. Há quem diga que banhos de água fria aumentam a produção de testosterona. Há quem diga que banhos de água fria diminuem a produção de testosterona. Eu digo que não se trata da água fria mas sim da substituição da água quente pela água fria. Tal como escrevi sobre o mal que a água quente faz sobre a pele e cabelo também nos testículos não é uma boa ideia. Se virmos, a própria anatomia do homem está preparada para que estes estejam sempre mais frios que o resto do corpo. Na verdade é essa a razão porque estão de fora. 

Acelera a perda de peso.  Isto acontece porque o corpo precisa de converter energia em calor e, umas das fontes onde o corpo pode ir buscar energia é à gordura acumulada. Se juntarmos o benefício que banhos de água fria ajudam a diminuir a dor pós exercício (devido ao exercício de contração – descontração nos vasos sanguíneos) então temos uma poderosa solução fitness.

Ajuda na postura e na auto-estima. Não estou a dizer que vais ficar com uma boa postura para sempre mas, enquanto estás a tomar banho com toda a certeza que vais melhorá-la. Ouvi por experiência de várias pessoas, tu ficas mais firme e com o peito para cima.

Por último, 

Além dos benefícios físicos, tomar banho de água fria regularmente tem benefícios psicológicos e , quero atrever-me a dizer que pode mudar o teu carácter.

Porque não é fácil,  torna-te numa pessoa disciplinada e capaz de concretizar objetivos. Mesmo que esses objetivos sejam difíceis. Com o passar do tempo, começas a tolerar melhor o frio, começas a conseguir sentir confortável no meio do desconforto e isso é uma habilidade que precisas aprender para viveres uma boa vida.

Por último, tomar banho de água fria é beneficial para a depressãoUma pessoa depressiva tem normalmente algumas hormonas em níveis muito baixos , o que faz com que não tenha energia para fazer muito. Um único banho de água fria estimula o sistema nervoso e a tomada de ação. Digo mais, depois de tomar sinto-me poderosa!

Desafio

Porque gosto de viver aquilo que aconselho, eu tomo banhos de água fria (Esporadicamente) e muito regularmente acabo os banhos de água quente com o virar da torneira toda para o frio (Ensinamento que vem já do meu pai).
De vez em quando eu faço uma temporada maior de banhos gelados. A última vez foi em Maio de 2018 e até experimentei em Oslo, Noruega.

Sinto que agora está outra vez na altura e o meu desafio é 2 semanas de banhos de água fria. Em Berlin já estão temperaturas que são inverno em Portugal por isso, vai custar. Vou deixar aqui o primeiro vídeo do desafio e depois farei um para vos mostrar se após 15 dias seguidos me custa menos. 

 

Uma grande dica para controlar o corpo é a respiração. Eu não quero entrar muito dentro deste assunto porque ainda não li e quero o livro do Wim Hof – português e inglês . Ao respirar rápido o teu sistema nervoso cria energia interior e assim consegues controlar melhor o frio e a resposta do corpo.

 

@Ana. 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.