E se vos dissessem que  a imagem da esquerda é perto da imagem da direita? O planeta Terra está a cada dia mais poluído e em cada ação que tomamos, decidimos pela direita ou pela esquerda o nosso futuro.
Nós somos o animal com mais poder no planeta terra e por isso também somos o animal com mais impacto. Enquanto que há um tempo este assunto era bastante ignorado, hoje em dia as pessoas começam a ter consciência que cuidar de nós também é cuidar da nossa terra. A importância da auto-estima chega a este nível. Se não gostarmos de nós, se não cuidarmos de nós, como cuidaremos do nosso corpo? do nosso planeta ou das nossas relações? Quero acreditar que um a um, os seres humanos estão a chegar a esta conclusão e a começar a trabalhar em si e na sua auto-estima. Por isso, para ajudar quem está interessado em ajudar aqui está um artigo para ser mais ecológico e gastar menos sacos de plástico nas compras

Comprar comida para mim é algo que faço de forma consciente e a questão de usar tantos sacos de plásticos andava na minha cabeça faz um tempo. Sempre que posso trago sem saco mas, nem tudo é possível, prático ou higiénico.

Quem segue o meu blogue sabe que no momento vivo em Berlin, na Alemanha e no outro dia fui a pessoa mais feliz do mundo, no supermercado.

20180818_090426 (1).jpg

 

 

Descobri sacos super fáceis de reutilizar e com o tamanho ideal. São práticos e assim não preciso usar sacos de plástico. 

 

 

20180818_090525.jpg20180818_155253.jpg

 

Porquê a questão dos plásticos?

Sem grandes explicações científicas o plástico é um material muito muito difícil de se desintegrar e nós usamos muito mais rápido do que ele se desintegra.
Na vida tudo é um ciclo, é fácil de perceber se pensarmos na seguinte lei:

Na vida nada se perde, tudo se transforma

No entanto o racio pelo qual se consume e se transforma importa e muito. Tudo o que é orgânico se transforma muito rápido pois sendo orgânico é produto da Natureza e, ela sabe. Plástico é produto humano e acaba por levar anos a decompor-se.

Quero partilhar a seguinte imagem, está em inglês mas são imagens de quanto tempo cada peça leva a decompor-se (years=anos) e portanto é fácil de compreender:

how_long_until_its_gone.png 

Como podem ver os sacos de plásticos levam de 10-20 anos e as garrafas levam mais do que a nossa vida. Se pudermos diminuir o consumo estamos a cuidar do nosso planeta. Sei que por vezes é necessário utilizar plástico. Nesse caso pensemos no que acontece depois e, existem 3 possíveis fins como mostra o vídeo seguinte (com legendas em português) :

É muito importante reciclar! e como cada um de nós consome, todos são chamados para esta responsabilidade.

Estima-se que população mundial em 2018 é de aproximadamente 8 mil milhões, isto é  8,000,000,000 de pessoas. Todas a consumir diariamente algo que leva anos a desaparecer do planeta. 

Vale a pena mudar este hábito e procurar utilizar menos plástico e reciclar o plástico que usamos? SIM

Eu fui pesquisar e percebi que onde quer que estejas existem opções parecidas ao que encontrei aqui.

Uma nota final:

Sabes aquelas tartarugas super queridas que nadam pelos oceanos?

sea-turtle-356125_640.jpg

Elas morrem com regularidade por confundir sacos plásticos que foram parar ao mar. (Para quem não viu o vídeo fala disto).

Este é só um exemplo.

Também em Berlin, eles colocam a carne em papel em vez de sacos, o que me deixa muito feliz!

Até ao próximo artigo

@Ana. Passo a passo criando melhores hábitos.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.