E se vos dissessem que a imagem da esquerda é perto da imagem da direita? O planeta Terra está a cada dia mais poluído e em cada ação que tomamos, decidimos pela direita ou pela esquerda o nosso futuro.
Nós somos o animal com mais poder no planeta terra e por isso também somos o animal com mais impacto. Enquanto que há um tempo este assunto era bastante ignorado, hoje em dia as pessoas começam a ter consciência que cuidar de nós também é cuidar da nossa terra. A importância da auto-estima chega a este nível. Se não gostarmos de nós, se não cuidarmos de nós, como cuidaremos do nosso corpo? do nosso planeta ou das nossas relações? Quero acreditar que um a um, os seres humanos estão a chegar a esta conclusão e a começar a trabalhar em si e na sua auto-estima. Por isso, para ajudar quem está interessado em ajudar aqui está um artigo para ser mais ecológico e gastar menos sacos de plástico nas compras.
Comprar comida para mim é algo que faço de forma consciente e a questão de usar tantos sacos de plásticos andava na minha cabeça faz um tempo. Sempre que posso trago sem saco mas, nem tudo é possível, prático ou higiénico.
Quem segue o meu blogue sabe que no momento vivo em Berlin, na Alemanha e no outro dia fui a pessoa mais feliz do mundo, no supermercado.
Descobri sacos super fáceis de reutilizar e com o tamanho ideal. São práticos e assim não preciso usar sacos de plástico.
Porquê a questão dos plásticos?
Sem grandes explicações científicas o plástico é um material muito muito difícil de se desintegrar e nós usamos muito mais rápido do que ele se desintegra.
Na vida tudo é um ciclo, é fácil de perceber se pensarmos na seguinte lei:
Na vida nada se perde, tudo se transforma
No entanto o racio pelo qual se consume e se transforma importa e muito. Tudo o que é orgânico se transforma muito rápido pois sendo orgânico é produto da Natureza e, ela sabe. Plástico é produto humano e acaba por levar anos a decompor-se.
Quero partilhar a seguinte imagem, está em inglês mas são imagens de quanto tempo cada peça leva a decompor-se (years=anos) e portanto é fácil de compreender:
Como podem ver os sacos de plásticos levam de 10-20 anos e as garrafas levam mais do que a nossa vida. Se pudermos diminuir o consumo estamos a cuidar do nosso planeta. Sei que por vezes é necessário utilizar plástico. Nesse caso pensemos no que acontece depois e, existem 3 possíveis fins como mostra o vídeo seguinte (com legendas em português) :
É muito importante reciclar! e como cada um de nós consome, todos são chamados para esta responsabilidade.
Estima-se que população mundial em 2018 é de aproximadamente 8 mil milhões, isto é 8,000,000,000 de pessoas. Todas a consumir diariamente algo que leva anos a desaparecer do planeta.
Vale a pena mudar este hábito e procurar utilizar menos plástico e reciclar o plástico que usamos? SIM
Eu fui pesquisar e percebi que onde quer que estejas existem opções parecidas ao que encontrei aqui.
Uma nota final:
Sabes aquelas tartarugas super queridas que nadam pelos oceanos?
Elas morrem com regularidade por confundir sacos plásticos que foram parar ao mar. (Para quem não viu o vídeo fala disto).
Este é só um exemplo.
Também em Berlin, eles colocam a carne em papel em vez de sacos, o que me deixa muito feliz!
Até ao próximo artigo
@Ana. Passo a passo criando melhores hábitos.
3 comentários