Hormonas na expressão e comportamento dos Homens

Normalmente este titulo seria algo do género: “como compreender os homens!” …e provavelmente atrairia muitas pessoas. Eu não quero ir por essa dica do marketing hoje porque o que realmente quero é trazer-vos bom conteúdo, e para ambos os sexos. Por isso, se gostarem partilhem. Essa é a melhor técnica de marketing possível, ser uma referência.

Fala-se muito nas hormonas femininas e até há quem pense que as mulheres são super imprevisiveis por causa, “ora lá está”, das hormonas. É verdade que o sexo feminino tem alterações hormonais durante todo o mês no entanto o sexo masculino também tem hormonas.

E, ainda bem para vocês homens porque as hormonas tem funções importantíssimas no nosso corpo. Entre elas :

  • Criar sentimentos como alegria, excitação,amor;
  • Crescimento;
  • Dar-te sinais como a sonolência;
  • Fazer-te levantar com energia;
  • Manter os ossos fortes;
  • Elas elevam ou diminuem o teu apetite sexual;
  • Fazem sentir-te campeão ou derrotado;
  • Fazem-te parar de comer quando “te sentes cheio”;
  • Determinam a tua temperatura, o crescimento do teu cabelo, do teu peso;
  • Influenciam o nosso comportamento e a nossa expressão;

As funções das hormonas são tantas que realmente precisamos que dar-lhe importância. Elas são como guias que a natureza nos deu de quando devemos comer, dormir e até reproduzir. Elas fazem parte do sistema endócrino e para mim, fazem parte do sistema instintivo que temos. São nossas conselheiras e, de uma forma muito subtil mas também muito apurada influenciam o nosso comportamento e a nossa expressão.

Quero focar-me hoje, em como as hormonas influenciam os homens no seu comportamento, na sua expressão e consequentemente nas suas decisões de vida. Perceber isto, faz as mulheres compreender muito melhor o sexo masculino. Para tal, vou falar-vos de duas hormonas :  Testosterona e ocitocina.

A testosterona é conhecida como a hormona masculina e, realmente os níveis de testosterona num homem podem ser 30 vezes superiores aos de uma mulher. Em ambos os sexos esta hormona é importante no entanto nos homens, ela cria um sentimento de masculinidade, de sucesso e até de felicidade. A relação é bidireccional – se a hormona eleva o homem sente-se mais bem sucedido – se o homem concretiza um objetivo (sucesso), os níveis de testosterona também se elevam. Existe uma dinâmica holística aqui.

A ocitocina é a hormona que gera em nós o sentimento de amor, intimidade e até pertença. É a hormona que nos faz sentir um grupo, um casal e até um povo. Une. Nas mulheres ela dá um “sabor extra” de feminidade. Também aqui, ambos os sexos beneficiam com esta hormona. Para muitos é a chamada hormona do amor. Gestos como abraços, beijos, passeios e sorrisos de intimidade elevam esta hormona, no entanto, é no sexo que ela se produz em massa afinal sempre é verdade que é fazer amor.

As duas hormonas em equilíbrio

Vou dar-vos um exemplo muito direto: imaginem um homem que vai à caça. No campo, ele precisa da sua testosterona em altas porque afinal ele quer achar e matar um animal. Ele quer vencer e portanto a testosterona no seu corpo elevar-se-á bastante. Com a caça bem sucedida, ele não poderia estar mais feliz. Ele caça para si e para a sua família e ao regressar da caça, só de pensar no conforto da família os níveis de ocitocina começam a elevar-se, a hormona do amor pode ser libertada entre os seus mais queridos. Também aqui ele não poderia estar mais feliz.

As duas hormonas em desequilíbrio

Como uma planta, nós também somos sensíveis e quem faz jardinagem sabe que uma planta morre por água a menos e por água a mais.

O mesmo homem que foi a caça passa a ficar em casa. Sempre em casa e sempre com os seus entes-queridos e, por isso a sua ocitocina sobe e sobe e sobe. Com isto a testosterona baixa e baixa e baixa ao nível do homem não se sentir mais homem e poder entrar até numa depressão. Ele não se sente mais desafiado, nem um vencedor. É por isto que é tão importante para a felicidade haver momentos separados entre sexos e momentos separados dos entes-queridos em ambos os sexos.

silhouette-1258121_640

Demasiada ocitocina faz com que sintamos que possuímos as pessoas. Faz perder o libido (desejo sexual) entre um casal e portanto, até a hormona do amor precisa de ser q.b. Em demasia passa de benção a maldição.

Talvez agora estejam a pensar que quanto mais testosterona mais feliz! Bom, como acabei de dizer sobre a ocitocina que em demasia passa a maldição, também acontece na testosterona. Com demasiada testosterona realmente andas sempre em altas, tão em altas mas tão desconectado do mundo. Estes homens podem entrar no estado de recorrer a drogas para libertar energia. Estão super felizes mas não sentem significado naquilo. Este é o homem super bem sucedido mas vazio por dentro.

Os baixos níveis de ocitocina faz com que te sintas sem valor, sem significado na vida. baixos níveis de testosterona fazem com que se sintam tristes, sem energia a até depressivos. Neste caso em que a testosterona está em baixo, só o distanciamento e tempo voltará a equilibrar estes níveis e é por isso que os homens muita vez se distanciam, não falam. Mulheres precisam de entender isto. Não significa que o vosso companheiro não vos queira bem, ele só está num desequilíbrio hormonal que o deixa triste, depressivo e o transforma em um homem que vocês não conhecem. Forçar só levará a uma má relação e a atitudes nada saudáveis de ambas as partes.

Homens, precisam de nutrir o vosso corpo para que os vossos níveis de testosterona não descam a ponto de vos causar depressão e de vos fazer tomar atitudes que não são saudáveis. Imponham as vossas barreiras, tenham o vosso tempo a sós, com os vossos boys. A mulher que está convosco, tal como a família, trabalho etc vão ter que perceber, se vos querem bem e se importam.

@Ana.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.