Postura – Como ela influencia a tua auto-estima

Sendo muito direta convosco, o objetivo deste artigo é mostrar a importância de uma boa postura para uma saúde emocional e mental. Teres uma boa postura melhora a tua auto-estima e torna-te mais feliz. Também te ajudará a saíres de um estado depressivo.

A última vez que fui fazer o meu cartão de cidadão tinha mais um centímetro. Isto tinha eu 27 anos. O motivo? A minha postura tem vindo a melhorar. Ainda não é perfeita mas porque influência a nossa vida a tantos níveis, é, sem dúvida um assunto a partilhar.

“Ombros para baixo, peito para fora, barriga para dentro”. – Alexander Lowen

A postura é a forma como estamos perante a vida, se estamos direitos ou tortos. Posso estar a confundir-vos, é que quero falar de postura corporal e em como ela nos ajuda a ter e marcar a nossa posição no mundo. Não é possível uma pessoa com sucesso, uma auto-estima saudável e a viver a vida que quer ter uma má postura corporal. Porquê?

Ora vejam, a mesma pessoa, com posturas diferentes:

ss10.png

Mesma mulher, mesmo corpo. Atitudes diferentes e onde está a diferença? Na postura.

Qual das duas vos parece mais feliz, realizada? Qual das duas vos parece mais atraente? Pensem nisto por um minuto. Outra coisa que quero que pensem é o que virá primeiro? Muitas vezes pensamos: depois de estar feliz vou ter boa postura, vou encher o peito, vou gostar de mim. Está provado que se mudares a tua postura, os sentimentos e emoções vão começar a mudar. Até os teus pensamentos vão ser mais positivos. Vais ter melhor auto-estima (amor-próprio). O corpo atua em cadeia e por isso funciona nas duas direções. Se melhoras a auto-estima por outros meios vais sentir necessidade e força de melhorar a postura e, se melhores a tua postura, melhoras a auto-estima.

Eu sei que parece muito difícil então começa por 5 minutos. 5 minutos de boa postura. Se conseguires 5 minutos, então desafia-te por 10 minutos e constrói assim o hábito. Ter em mente o que Alexander Lowen disse, peito para a frente, barriga para dentro e ombros para baixo.

Outra pergunta interessante seria, como caracterizam uma pessoa com boa postura e uma com má postura? Não precisam de se focar na imagem que vos dei podem pensar em pessoas que conhecem ou dar um passeio e observar. Se querem perceber isto bem e ser a pessoa da esquerda escrevam as vossas respostas. Escrever dar-vos-á mais claridade no pensamento. Acreditem em mim.

A mudança

Alguém, alguma vez vos disse que as pessoas não mudam? Eu já ouvi várias pessoas dizerem isso. É uma ideia, uma crença bastante negativa e sem esperança. Nós podemos mudar. Tenho a certeza disto! Só que mudar, requer muito trabalho pois temos anos e anos a ser de uma forma. Mudar requer disciplina e muitas pessoas olham a disciplina como algo negativo. Sem disciplina não mudarás. Para mudar tu precisarás de repetir, repetir, repetir e repetir. Não é fácil então precisas de recorrer à disciplina e é por isto que a maioria das pessoas não mudam. Dizer que se quer, é fácil mas mudar é um compromisso que poucos estão dispostos a dar.

No artigo postura e equílibrio muscular eu escrevi algo mais sobre isto, podem dar uma vista de olhos se estiverem mesmo interessados.

Não fiquem assustados, não é assim tão difícil. A cada pequena mudança a tua vida será melhor.

Quando tens uma boa postura tu,

  • -És mais respeitado,
  • -Dás-te mais valor,
  • -Tens mais integridade por ti,
  • -És mais vulnerável e tens melhores relações,
  • -És mais saudável e bem sucedido,
  • -És mais auto-confiante,
  • -Os outros dão-te mais valor,
  • -Expressas-te melhor,
  • -És mais tu,
  • -Fazes melhores negócios.

Quando tens uma boa postura, tu marcas a tua posição no mundo. Tornas-te mais responsável por ti próprio e pelo que te faz bem, pelo que queres.

Vou desvendar um segredo. O blogue tem Postura no nome e vem deste conceito. Tu precisas te Mover para ser melhor, estar melhor, ter mais amor e, isso tudo, com Postura.

@Ana.

Estou a abrir vagas para consultas de coaching de saúde. Se te interessa venceres no mundo e achas que te posso ajudar no processo de te melhorares entra em contato comigo para movimentopostura@outlook.pt

“Quando tu mudas, o mundo muda para ti” – Jim Rohn.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.