Uma pessoa ofereceu-me uma argila com o nome de bentonita. Disse-me que é muito saudável e principalmente ajuda o corpo a desintoxicar. Quero descobrir mais sobre o assunto, venham comigo nesta descoberta.

O que sei à partida sobre argila é que faz super bem à pele, é usada pela tribo Himba na Namíbia pelas mulheres para cobrirem a pele e ficarem meio vermelhas  e que contêm muitos minerais. Eu usava em Lisboa argila verde como máscara facial mas nunca entrei muito dentro do assunto.

A argila é “terra” que estava em rocha e que é transformada em pó (vejam a imagem seguinte) e também pode ser cinzas de vulcão. Como a composição varia, a cor e propriedades também variam.

ocher-rocks-1521696_640.jpg

 

Tanto a argila em pó como a lama que encontramos na praia e nos barramos todos contentes são espetaculares para a pele. Nutre e, consoante o tipo de pele ou a fase em que a nossa pele se encontra, assim é a argila que devemos escolher.

Uso externo

Não quero focar-me muito nesta secção porque todos já ouvimos que a argila faz bem à pele e que foi das primeiras formas de se fazer máscaras faciais. Há registos de se usar à 2500 AC, desde o Egito pela Cleopatra até à China pela Yang Guifei. A argila tem nutrientes como cálcio, ferro, potássio que são necessários na nossa pele.

Tipos de argila para cada funcionalidade :

argila-1024x777
Fonte da imagem:o-poder-das-argilas-para-a-sua-pele/

Benefícios do uso externo (máscaras faciais, nas axilas) :

• Remover toxinas;
• Aumentar a circulação na pele;
• Diminuir inflamações;
• Esfoliar;
• Fechar os poros;
• Deixar a pele macia e delicada;
• Hidratar;

Uso interno

Aqui sim quero focar-me. Pensando na história da humanidade, nunca como agora as pessoas tiveram tão afastadas da natureza e ao mesmo tempo tão esterilizadas. Se se beber água do rio, provavelmente vai ter alguma lama. Há uns anos atrás as pessoas não tinham a obsessão que agora existe e que se entende em muitos casos pois existem perigos de grandes contaminações em sociedades tão populosas e com níveis de tóxicos que hoje em dia existem. Mesmo em crianças, costumávamos brincar na terra e sujarmo-nos mas agora é cada vez mais raro. E quão importante isso é.

Benefícios do uso interno :

  • Ajudar o fígado na desintoxicação;
  • É anti-parasitico;
  • É anti-fungico (ex: candida)
  • Equilibrar a nossa flora intestinal e consequentemente melhorar o sistema imunitário;
  • Aliviar dores crónicas;
  • Remover os metais pesados e as toxinas do corpo;
  • Reduzir os radicais livres;
  • Reduzir acidez;
  • Ajudar os rins a recuperar.

de todos o benefícios o que mais reflete o poder das argilas é : purificar! Como?

Ao entrar em contato com a água as partículas da argila transformam-se quimicamente, criando energia inversa à energia que existe nos metais pesados o que faz com que ambos se atraiam. É essa purificação que leva a todos os outros benefícios porque o nosso corpo é uma cascata de ações.

Existe o preconceito de comer/beber argila por não ser um alimento, no entanto o corpo não a absorve. O que acontece é que nós bebemos, ela passa pelo nosso sistema digestivo, atrai as toxinas, metais pesados e bactérias/fungos que nos fazem mal e saí do nosso corpo. Ela não é absorvida, só limpa.

Uma das argilas mais poderosas neste efeito é a bentonita.

Argila Bentonita

Esta argila deriva de cinzas de atividade vulcânica. Ela é verde devido ao teor de ferro que contêm mas também existe branca, com menos percentagem de ferro.

Visto ser uma das mais completas e com maiores propriedades de desintoxicação ela é muito usada internamente. Como qualquer processo de desintoxicação, pode gerar os ditos sintomas de cura. Estes sintomas é quando ao começarmos uma detox nos sentimos pior do que estávamos e isto acontece porque antes dos benefícios vem uma batalha interna. Pode acontecer ou não, não é certo. Podem ver as minhas experiências com desintoxicação aqui. É super natural acumularmos mais toxinas hoje do que à uns anos devido ao ambiente poluído em que vivemos e por isso desintoxicação não é uma mania, é real e necessária de vez em quando para ajudarmos o nosso corpo. Desintoxicar é um ato de amor próprio. Existem vários modos de desintoxicar e esta é só um dos modos e um dos mais antigos na história do planeta terra. Até os animais o fazem.

Na Califórnia e Sardenha era normal fazerem pão de bolota mas primeiro davam-lhe um tratamento à base de argila.

Como tomar? de 1-3 colheres num copo de água. Mexe-se e já está! Eu começei a tomar no sábado dia 10 de Março e coloquei apenas uma colher, como podem ver nas imagens seguintes.

De todas as argilas esta foi a que encontrei mais páginas de pessoas que usam ou já usaram e que aconselham a ingestão.

Alguns estudos foram feitos para tentar perceber porque é que pessoas comiam terra, visto que a prática é antiga e existia em todos os continentes. Uns dizem que era devido à fome que as pessoas passavam, outras dizem que o corpo envia sinais ao cérebro quando precisa de ferro e assim da argila o obter. Nenhum dos estudos diz que é prejudicial, pelo contrário, como disse também existe a teoria que as pessoas agiam assim porque tinham deficiência de minerais, sem os quais não temos saúde.

Um dos mais antigos documentos sobre saúde, chamado papiro de Eber, contêm informação sobre argila. Foi escrito no Egito, em cerca de 1500 A.C e tem imensas fórmulas sobre plantas e usos de argila para doenças como diarreia, olhos e rins. São mais 20 metros de pano e eu AMAVA ter a tradução dele nas mãos e poder ler.

Papyrus_Ebers
Parte do papiro com fórmula para a asma.

O melhor desta desintoxicação é que a argila atrai os metais pesados mais prejudiciais para a saúde como por exemplo o mercúrio. São metais que se acumulam no nosso corpo ao longo dos anos por serem difíceis do fígado lidar e nos causam imensos problemas. Mesmo tendo cuidados com a saúde estamos expostos a estes metais diariamente pelo fumo da combustão, água da torneira com que cozinhamos e alguns até a bebem etc.

@Ana. Mais uma vez a natureza ganha!

Versão Audio

 

 

 

 

5 comentários

      1. Eu nunca tomei terra de diatomaceas. Há pessoas que não se dão bem com argila e dão com a terra de diatomaceas e vice-versa. Tanto uma como a outra tem um efeito parecido no organismo porque ambas são “terras”. A bentonita é pó das cinzas do vulcão enquanto que a terra de deatomaceas vem do fundo do mar, de microalgas e “rochas”. Ajudei?

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.