Alguns dos livros (bons livros!) que já li sobre saúde tem algo como:
No livro da esquerda há um capítulo para desintoxicação de café. No da direita aparece na parte para “Não me bebas”. Porquê? Depois há os estudos que dizem que o café faz bem a isto, aquilo, ao outro e ainda há os que pensam que por ser turbinado tira todos os males. Não me interpretem mal, eu bebo café, às vezes.
Apesar de saber que o que posso encontrar me vai custar muito porque gosto de café, quero fazê-lo. Coragem!
Atenção: Café só pode ser benéfico se não for um vício. Como vício tem muitas desvantagens listadas mais à frente.
Benefícios:
- Auxilia na performance atlética;
- Ajuda nos movimentos intestinais;
- Auxilia na performance mental (Foco);
- Possui antioxidantes, tem benefícios contra o cancro (principalmente do fígado) ;
- Ajuda na adaptação a um novo fuso horário.
Desvantagens:
- É um estimulante e causa fadiga das adrenais;
- Altamente viciante;
- Toxicidade, devido ao alto consumo, a planta do café é altamente pulverizada com agentes perigosos para a saúde;
- Provoca perda de líquidos;
- Causa stress corporal e desregulação hormonal;
- Sobre-excita o sistema simpático;
- Causa ligação excessiva dos tecidos como por exemplo nas articulações;
- Desacelera o processo de auto cura do corpo;
- É um alimento que alimenta fungos, que causam diminuição do sistema imunitário entre outros graves problemas de saúde;
- Pode causar problemas de ereção nos homens e ejaculação precoce;
- Faz mal às cordas vocais;
- Cria refluxo gástrico.
A lista dos menos é superior à dos mais, mas,
Porquê é que o café pode ser nutritivo? Aminoácidos! O que são aminoácidos? São os compostos das proteínas e há cerca de 20 e poucos que são considerados essenciais pois não os conseguimos produzir. Porque o café tem bons aminoácidos é considerado nutritivo, mas para estes benefícios o café deve ser bebido com grãos acabados de moer e deve ser bebido assim que se faz. Os nutrientes permanecem nos grãos secos ao Sol por muito tempo, quando moídos perdem-se facilmente.
É certo que vimos muitos blogues e notícias a dizer que novos estudos saem e que, na verdade, beber café até faz bem. Vejo isto inúmeras vezes no facebook, mesmo sem pesquisar, lá estão elas. Na verdade, penso que hoje em dia consegue-se encontrar estudos científicos que comprovam quase tudo e isso só nos deixa mais baralhados. A imagem que vêm à esquerda vi num estudo realizado no Rio de Janeiro e as conclusões do estudo são boas. A conclusão do estudo diz o seguinte:
“O pó de café apresenta maiores teores de proteínas,
lipídeos, fibras e cinzas do que a farinha de arroz. Por ser
um alimento amiláceo, o arroz apresentou maior teor de
carboidratos totais que o pó de café. Apesar de o arroz ser
considerado um alimento altamente energético, o pó de
café apresentou maior valor calórico que o arroz devido ao
seu alto teor de lipídios. O teor de lisina no pó de café é
maior que no arroz. Porém, os outros aminoácidos apresentam
valores inferiores aos do arroz. Devido à variação dos
componentes químicos analisados, principalmente proteína
e fibra, é possível elaborar derivados da mistura de arroz
com café que apresente valor nutricional e funcional adequado
para sua utilização na alimentação.”
E a interpretação disto é tão vasta porque cada um de nós tem a sua forma de pensar e artigos na internet saem sobre a interpretação de cada um. O que é um facto porque vejo na tabela é que, neste caso o arroz, tem bem mais aminoácidos que o café e com toda aquela lista de “senão” a balança não fica equilibrada. Cada um deve ponderar se o bem justifica os prejuízos.
Se bebemos café para dar energia extra é porque não descansamos o suficiente e claro, tem consequências. Na verdade, café tira-te energia porque se inicialmente te eleva os níveis de cortisol e de energia, passado um tempo desce a pico e depois andamos no ciclo que vejo muita gente de café atrás de café. Além disso deixa as adrenais muito cansadas pois estas precisam de trabalhar mais que o normal para manter os nossos níveis de stress equilibrado. Um dia, escrevo um artigo sobre as adrenais porque são muito ignoradas e são na verdade muitos importantes.
Se tem tensão alta, é de meter de lado. Se está grávida também.
E a parte emocional? O beber café tem tanto uma parte emocional como social. É que fazemos pausas no trabalho para beber café, combinamos estar com amigos a tomar café. É toda uma vida social à volta do café. Muitas vezes é desculpa, como na pausa, mas a verdade é que se torna numa boa lembrança, o nosso cérebro começa a associar o café a esses bons momentos. Será que vale a pena? Podemos ser inteiramente responsáveis pois temos o direito de fazer pausas e podemos estar com amigos e beber outra coisa ou alterar o hábito e ir para um parque e sentir a natureza.
Existe outro ponto que quero abordar que é: O turbinado.
O café turbinado, chamado na sua versão original BulletProof coffee, é uma maneira de beber café acompanhado de alguma gordura saudável. Normalmente óleo de coco e/ou manteiga clarificada (ghee). No vídeo a seguir o Rui Unas explica como se faz e os benefícios:
No entanto, até este café se for consumido em excesso leva a dependência, fadiga das adrenais. Podem ir alterando a gordura que colocam para o corpo não ganhar intolerância (pode acontecer).
Pessoalmente, eu não aconselho a beber café todos os dias porque não gosto de depender de nada, não quero sobrecarregar o meu sistema.
Sabiam que os grãos do café são comestíveis antes de serem torrados? São um tipo de bagas. E é por isso que os aminoácidos que encontramos no café existem em muitas das bagas que podemos comer frescas como mirtilos, amoras, framboesas. Sem a questão do viciar ou causar stress ao corpo.Não digo que um cafezinho, de vez em quando faça mal.
Conclusão:
Lembre-se que se querem beber café bebam com muita moderação, moído na hora ou/e de uma fonte orgânica. De que vale se o café protege o fígado quando está rançoso e cheio de toxinas?
@Ana, comecei na sexta-feira passada um período de um mês sem café. Até porque o que costumava beber era de cápsulas e não era o melhor. Vou desintoxicar!
Fontes relevantes:
New Detox Diet de Elson M.Haas ;
Metabolic Typing Diet ;
How to eat,move and be healthy
http://www.greenmedinfo.com/blog/natural-substances-fight-malignant-melanoma ;
http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/171/179 ;
Oh gosto tanto do meu cafezinho!!!mas claro que tens razão!
GostarLiked by 1 person
Mas café é bom T.T
GostarGostar
Não é bom para muitas pessoas e é bom se for moderado. Como escrevi no artigo, o café pode ser muito prejudicial e para quem tem adrenal fatigue, provoca menos energia pois o corpo não aguenta o estimulo que o café dá, entra em stress, podendo causar ataques de pânico. Beijinhos*
GostarGostar