Funções da Vitamina D:

  • Regula a absorção e regulação de minerais como o cálcio e fósforo;
  • Manutenção dos ossos e dos dentes – previne osteoporose, dor nos ossos e perda de massa óssea;
  • Suporte ao sistema imunitário e nervoso;
  • Ajuda a tratar doenças de pele como psoríase;
  • Produção de insulina;
  • Funções na visão;
  • Previne cancro, doenças de coração, depressão e até insónias.

 A vitamina D é tão importante que em certos países como a Alemanha as crianças tomam suplementos. Também na Suíça conheço casos. Conheço até alguém emigrante que tinha bastantes dores nos ossos, fez todo tipo de tratamento possível até que o médico lhe disse: minha senhora, se for para Portugal as dores diminuirão imenso. E assim foi.

 Sabemos que podemos obter alguma vitamina D de alimentos como no fígado de bacalhau (motivo pelo qual era dado nas primárias dos anos 60 em Portugal) mas que só atráves de alimentos seriamos deficientes pois a natureza do corpo é que a tenhamos através do Sol numa espécie de biosintese. A matéria prima está na nossa própria pele e o Sol só faz com que a magia finalmente aconteça. Daí a vitamina D3 vai para o fígado, rins e tecidos, no final tudo é um processo e não um evento único. Passo a explicar: A reação pela qual sintetizamos a vitamina D3 acontece quando a radiação do espectro Solar incide na nossa pele, que tem previamente a vitamina D2(Calciferol), D3 é dos hormônios esteroides mais potentes do corpo.  A exposição Solar é a forma mais eficaz de produzir então uma hormona que afeta o nosso ADN, é verdade a vitamina D3 trabalha diretamente com os nossos genes dizendo-lhe para produzir mais ou menos proteína, enzimas etc. Quando o Sol incide na pele, uma reação acontece passando então de D2 a D3.

 Parece-me claro que através do Sol, obtemos uma das mais importantes vitaminas e se pensamos que com a alimentação podemos compensar devo dizer-vos que não, não podemos. É que é preciso cerca de 40 copos de leite para obter 4 000 unidades de vitamina D e estima-se que em 20 minutos ao Sol podemos obter até 20 000 unidades. O estilo de vida paleo está na moda e, se pensarmos nos humanos dessa ópoca eram caçadores, nómadas, tribos e até depois agricultores, todos ao Sol. Enquanto que a dose diária aconselhada é de 2 000 unidades eu acredito fielmente e muitos médicos e estudos científicos foram feitos que dizem que esse número é mínimo e que precisamos de muito mais vitamina D. O que assustou a população há algum tempo foi o fato do planeta terra estar menos protegido agora e toda a propaganda que se aproveitou disso. A propaganda foi tanta que duas coisas aconteceram:

 1- As pessoas ficaram cheias de medo do Sol;

 2- As empresas de proteção solar passaram a ser bilionárias (1972- 33 milhões para 2007 – 130 milhões).

 O que mais me intriga é que o Sol foi adorado por todas as civilizações e o seu puder curativo foi referido em imensos relatos. Na minha pesquisa/estudo soube que apesar de todo o espectro solar ser importante e radiante (bom trocadilho) são os raios ultravioletas que permitem que a seguinte reação aconteça na pele,

vitaminas-d2-d3

 

Quanto tempo devemos ficar ao Sol para absorvermos a vitamina D que necessitamos depende de vários fatores.  Pessoas muito escuras poderão precisar até mais 6 vezes o tempo ao Sol que uma pessoa muito clara. O corpo está desenhado para suportar mais ou menos a exposição solar consoante essa necessidade e por isso pessoas claras ficam vermelhas mais rápido. Elas produzem vitamina D mais rápido que as pessoas de tons de pele mais escuros. A pele está criada para suportar o Sol, claro que:

sol
Frase retirada da tese de médico Joaquim Alves*

 Em verdade sabemos que nas últimas décadas tem havido maior incidência de cancro de pele, o qual está diz-se associado ao Sol. Só que continua a subir cada vez mais mesmo com toda a proteção que tomamos. Sabe-se que um protetor Solar de grau 30 impede até mais de 90 % dos raios UVB (responsáveis pela produção de vitamina D3) e que o ratio em 2008 de mortes causadas por deficiência de vitamina D versus exposição solar era de 2000:1. Ou seja morreram 2000 pessoas por falta de vitamina D para 1 de excesso de exposição solar. Além de que o estudo foi para mortes apenas do fórum muscular e ósseo. Outras doenças também derivadas de falta de D3 não foram estudadas senão este número aumentaria e muito.

 Mesmo que queiramos nos proteger pois é legítimo precisamos de nos certificar, ser responsáveis para obtermos o Sol suficiente sem protetor Solar. O Sol que apanhamos atrás do vidro do carro ou do escritório não vale, porque os raios que causam a produção da vitamina não passam pelo vidro. Podemos passar a colocar o protetor depois de algum tempo ao Sol porque senão vamos estar na grande percentagem de pessoas com deficência de vitamina D.

 E se o problema está no que nos protege e não no que nos “magoa”?

 Deixando de lado a nutrição ou a falta dela, a qual também contribui para o cancro da pele (Ex: mais do que três copos de álcool por dia aumentam a 250% o risco de melanoma), quero falar-vos sobre os protetores solares.

 Os protetores solares são uma industria que gera biliões e que nada está interessada na saúde das pessoas. Se assim fosse os protetores solares não teriam produtos cancerígenos. Se querem um protetor solar escolham-no muito bem. Eu sei o quão isto pode ser difícil pois passei quase 1 dia a pesquisar por 1 sem substâncias que me matem. Descobri este para crianças o que foi complicado na hora de espalhar. Próximo passo: comprar para adultos e usar quando começar a sentir que a minha pele esta a queimar. De momento vou à praia sem colocar protetor e, se sentir a queimar vou para baixo de sombra ou visto-me. Gradualmente e porque a minha pele está mais escura consigo estar mais tempo ao sol. Secalhar o bronzeado é a técnica do corpo para não absorver mais vitamina D do que necessário!

 Existem dois tipos de protetores solares: os químicos e os minerais. Os minerais formam uma barreira sobre a pele enquanto que os químicos penetram a pele e vão para os nossos tecidos e órgãos causando desequilíbrios hormonais entre outras coisas maléficas. Por exemplo, o composto Oxybenzone está provado que causa diminuição de espermatozoides.

 Para vos ajudar fiz uma pesquisa e deixo aqui uma lista dos melhores:

Badger – link onde comprar (clicar na palavra link)

fghd

 

Alteya Organics – link onde comprar (clicar na palavra link)

dfs

Zebs Organics – link onde comprar (clicar na palavra link)

sf

 

História

 Já sabem que gosto de história e, a meio do meu estudo e pesquisa sobre a vitamina D descobri o Dr. Rollier. Rollier foi um médico suíço que tratou pessoas com a luz solar, antes da segunda guerra mundial. Numa terapia chamada helioterapia, a qual consiste em aproveita o poder de cura de banhos solares.

8b2dc4451609fe8adce0a356462db5b7--clinique-switzerland

 Tendo 2000 casos de tuberculose, 80% deles foram completamente curados. Também cura para problemas de pele em crianças aconteceram nestas clinicas e na altura era tão famoso que os portuguese Joaquim Alves e Franscisco de Oliveira, médicos no Porto foram a Leysin. Estes dois médicos abriram no norte do nosso país um Sanitário marítimo do Norte que está, infelizmente desutilizado. Curiosamente o local foi inaugurado em agosto de 1917, há cem anos atrás. Para mais informação sobre a história deste idifício podem clicar aqui.

 Antes do aparecimento dos antibióticos o Sol era uma grande grande ajuda contra as batérias. A sabedoria do povo sabe que o Sol mata as batérias.

 A questão da estética

 O que tenho escrito não tem nada a ver com bronzeado, é saúde. Há certas tonalidades de pele que nunca vão ficar bronzeadas e que precisam de poucos momentos ao Sol para ter a vitamina D que precisam.

sol´pele

 A pele bronzeia-se naturalmente e com exposição cuidada ao Sol. Os produtos para bronzear são tóxicos e causam todas as doenças aqui referidas. Todos gostamos de uma corzinha (bem… nem todos) e podemos tê-la saudavelmente. Se o objetivo é ficar tão escuro que se parece outra pessoa… bem para vocês… recomendo este artigo e cudiarem da vossa auto-estima.

 @Ana. Bons dias de Sol e praia! Lembre-se de tomar conta da vossa saúde e da dos vossos filhos com a vitamina D suficiente e a proteção, se necessária.

4_156_Sunscreen_Perry_720

 Referências:

http://www.robertofrancodoamaral.com.br/blog/os-segredos-da-producao-da-vitamina-d/
* file:///C:/Users/Ana%20Silva/Downloads/150_2_FMP_I_01_C.pdf
http://drsorenson.blogspot.pt/2008/10/benefits-vs-risks-of-sunlight-exposure.html
Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.