Casca de laranja

 Se és daquelas pessoas que pela primavera anda sempre com o lenço atrás por causa das alergias, este artigo também é para ti.

 Informação muito importante a ter em mente em todo o artigo: para utilizar/aproveitar/usufruir das cascas dos alimentos, a questão de onde vem o alimento torna-se ainda mais importante. É aqui que os pesticidas, fungicidas e outros produtos se acumulam em maior percentagem.

 As laranjas da casa onde cresci tinham muito mais casca que esta da imagem. Tinham o suficiente para que eu começasse a roer a parte branca, chegando às vezes e por engano a comer a parte laranja. Vi inclusive na minha infância a minha avó materna a comer as cascas 

orange-390673_640da laranja, aquilo para mim era divertidíssimo, mas algumas pessoas franziam o nariz e despiam os gomos até não poder mais para ficar com o tão desejado néctar.

 O que eu não sabia na altura e muitos não sabem é que a casca da laranja é super nutritiva.

 O sabor amargo das cascas das laranjas está relacionado com a alta concentração de flavonoides que nela existem. Flavonoides são antioxidantes, mas antes disso eles são compostos encontrados nas plantas para as proteger, dando-lhe cores, a palavra deriva do latim e significava amarelo. Existem mais de 5000 flavonoides naturais e um deles encontra-se apenas nos citrinos. O nome – Hesperidina e não é o único flavonoide dos citrinos, também há rutina etc. Visto que citrinos é a fonte de hesperidina quero focar-me neste.

Hesperidin
Para quem gosta de química como eu, aqui vos apresento a Hesperidina.

 A hesperidina tem um importante papel no sistema circulatório, nos vasos sanguíneos para ser mais específica, ajudando, portanto, em distúrbios associados como hemorroidas e até o colesterol. Por melhorar a circulação de forma tão eficiente há que ter cuidado para não exceder o consumo pois acontece que demasiada hesperidina leva a hemorragias. Este problema afeta mais quem decide tomá-la por dosagem em suplemento. Na fruta, ou na pele da fruta existe um equilíbrio nutricional e por isso acredito não haver este problema. Outros benefícios são:

  • Anticancerígena- com já alguns estudos nos cancros associados ao fígado (Hepatoblastoma – um cancro maligno com prevalência em crianças até 3 anos de idade) e cancro da mama;
  • Antialérgico. A primeira frase do artigo tem a ver com isto. É que, a hesperidina bloqueia a libertação de histamina no corpo. E quem já tomou anti-histamínicos? Ora, a histamina é uma substância química que funciona como neurotransmissor, enviando mensagens entre o cérebro e o corpo. Outra função é de ajudar na digestão, encontrando-se no estômago e estando também associada a alergias alimentares. Ela é libertada quando um intruso ao corpo aparece e no estômago ajuda a digerir os “intrusos”.

 Dica: Na primavera, usar cascas de citrinos para aliviar nas alergias ao pólen, se toda a casca for demais, comer a parte branca, aquela coisa fofa (para mim!).

 Visto que existe nos citrinos, este bioflavonoide trabalha em conjunto com a vitamina C e é importante que assim seja para a sua boa absorção.

 Receita ou ferramenta para usar na culinária:

 Enquanto que para mim comer a parte branca da laranja é muito bom, a parte laranja da casca pode ser difícil de introduzir na dieta. Mesmo eu não a como (ainda). Da minha pesquisa e experiência aprendi que uma boa forma de comer é laminá-la em pedaços muito pequenos para o meio de uma salada ou até mesmo sobre um prato de carne. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

 Saibam que, se querem os benefícios da casca da laranja não devem cozê-la. Tudo o que vos escrevi aqui morre a altas temperaturas.

 Existe também a possibilidade de fazer pickles, o que, na minha opinião ainda aumenta o valor nutricional. Eu fiz de limão:

20170409_160132

 Ainda só experimentei numa salada de cenoura, hoje vai na hora de almoço numa de alface.

 @Ana

Receita dos pickles sairá em breve.

One thought on “Casca de laranja

  1. Pingback: Pickles de limão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s