Pele seca

woman-586185_640
Quero escrever-vos sobre algo que me anda a incomodar. PELE SECA
Eu costumava ter pele mista durante a minha adolescência, foi depois de começar a trabalhar que senti a minha pele mudar. Digo, trabalhar num laboratório de biosensores onde o ambiente era super controlado e nada de ar fresco. Felizmente depois de sair desse sítio melhorou, imenso por sinal mas ainda está seca e principalmente nos dias mais frios. Para todos que sentem o mesmo aqui vai o meu artigo sobre tudo o que li, resumido e também filtrado por mim.
O que causa pele seca? Pode ser sintoma de 1001 coisas, umas mais simples que outras. A lista vai desde psoríase, hipotiroidismo, desidratação, diabetes. Passa por desequilíbrios hormonais e contínua. Pode também ser por tomarmos banhos demasiado quentes e demorados, o vento frio ou produtos químicos que usamos no gel de banho. Sendo a lista tão grande vai ser difícil descobrir qual o meu caso mas eu adoro um bom desafio.
Curiosidade: Caspa não é a pele seca da cabeça. Caspa acontece quando o corpo cabeludo tem demasiado óleo e um fungo específico e que come óleo do sebum habita, em nós.
Vamos lá,
Pormenores a ter em atenção:

  • Sistema hormonal;
  • Alimentação;
  • Ambiente;
  • Rotina de Beleza;
  • Energia pessoal.

Começo a explicar o último ponto e porque pode ele causar pele seca. Desequilíbrio energético . No artigo sobre A língua e o paladar já vos falei um pouco sobre a medicina Ayurvédica. Contando com muitos anos de existência, esta abordagem de saúde diz que um desequilíbrio energético Vata causa pele seca entre outras coisas. Diz que existem três energias elementares as quais estão associados aos elementos (água, ar,terra,fogo e espaço), estas energias chamadas doshas idealmente estão em equilíbrio mas, muitas vezes isso não acontece. Porquê? Todos nós temos uma energia predominante do nosso ser físico e essa tende a entrar em desequilíbrio. Como? Predominância de sabores na alimentação, predominância de hábitos, exercícios.
Que outros sintomas existem num desequilíbrio energético Vata? Intolerância ao frio, insónias,caspa,dor nas juntas,ansiedade,insegurança em decisões,palpitações no coração.
O que fazer? Fazer alguns reajustamentos na alimentação, preferindo os sabores doce,salgado e azedo/ácido e preferindo comidas quentes. Criar rotinas e hábitos que acalmam o corpo. Preferir actividades físicas mais tranquilas como dança,golfe,aeróbica.
Rotina de beleza
O que fazemos ou deixamos de fazer é para aqui chamado!
O que devemos fazer : Hidratar,nutrir,exfoliar,limpar.

Devemos fazer tudo o que está acima com ingredientes que tu possas comer. Literalmente digo, literalmente. Podes usar mel e sal para exfoliar, hidratar com óleo de rícino, que nutre, limpar com chás que por sinal são ótimos tónicos.
A pele leva com toda a poluição do ar, ela é a primeira barreira do nosso corpo, perfeito corpo e portanto há que pensar nela, suportá-la interiormente e exteriormente.
Visto que é um órgão que está em constante mudança é útil extrair a pele morta, principalmente dos sítios mais protegidos como as pernas.
Podem os nossos cuidados pessoais estarem a deixar-nos a pele seca? Sim. Banhos regulares de água muito quente, demorados e secagem muito brutas são as causas comuns. Outro dos problemas é os produtos que utilizamos. Os shampos e gel duche/sabonetes tem ingredientes específicos para retirar a gordura da nossa pele.
Os ingredientes a que me refiro são por exemplo os surfatantes ou tensioativos, produtos encontrados nos produtos de limpeza, todo o tipo de limpeza, inclusive da nossa pele. São alguns deles:

Sem querer estender muito este assunto, ao retirar a sujidade da pele, vai também outras coisas, como o óleo que hidrata e lubrifica a nossa pele. O primeiro ingrediente, o qual podem ver nos ingredientes dos géis de banho é capaz de modificar o funcionamento de proteínas e passar pelas membranas enzimáticas, provocando efeitos tóxicos. São só uns minutos que demora um banho mas, muitos banhos e muitos minutos dão em muita exposição.
Ambiente
O nosso meio ambiente está constantemente em contato com a nossa pele. A nossa pele está constantemente em contato com o nosso interior e, pelo que aprendi em filosofia no meu décimo ano isto significa que o nosso interior está em contato com o Ambiente. Não sejamos negativos, isto é uma coisa boa, estar em contato com o Ambiente! É o que nos faz ser quem somos e o que nos faz ter o sentimento de colectividade, pertença, amor. O ambiente pode causar pele seca por causa da poluição e dos ambientes condicionados (como eu à 1 ano atrás). Se podemos mudar o ambiente? Claro. Não podemos mudar todo o ambiente mas podemos começar pela nossa casa, pelo nosso bairro.
Alimentação
Este tópico tem “pano para mangas”.
Como pode a alimentação causar pele seca? Má nutrição. A verdade é que nós somos o que comemos. Não somos só isso, também somos o que respiramos, o que pensamos, o que sentimos etc.foods-805435_640
Que bela imagem, não é? APETITOSA.
O zinco é um mineral essencial para a saúde da nossa pele e podemos encontrar zinco nos alimentos da foto. Nas maiores fontes de zinco estão as ameijoas, carne de vaca, ovos, frutos secos, aveia,borrego, espinafres. Perceberam que a maioria destes alimentos tem gorduras? Isto é porque a pele é feita de lípidos (gordura). É por isso que o Salmão também é um ótimo alimento para uma pele saudável mas cuidado com o salmão que comem. Se a nossa pele não tem uma boa barreira de lípidos, a água que bebemos é facilmente extraída e ficamos desidratados. Falta dizer que, beber água é essencial para a pele, por mais lógico que isto seja muita vez ignoramos, esquecemos, não queremos saber. Beber água é realmente muito importante. Nada a dizer sobre isto.
Os lípidos para o órgão da nossa pele são tão importantes que quero explicar o porquê. Sabemos que a pele é feita por camadas certo? O que, eu soube recentemente é que os lípidos juntam essas camadas,como cola. Dentro dos lípidos, há dois que tem realmente importante função na pele : ómega 3 e ómega 6 e ao contrário do que se pensa existe ómega 3 nos animais terrestres. O ómega 3 está na terra e portanto animais devidamente alimentados são as melhores fontes. Os peixes não ficam atrás e em plantas também há mas, nestas o nosso corpo tem trabalho extra pois o ómega 3 encontrado em plantas precisa de ser convertido para poder ser absorvido. Portanto deficiência de ómega e/ou Zinco provocam pele seca. E não é que as sardinhas são ricas nessas coisas?
Outro mineral importante é o cobre. Este mineral é o terceiro mais utilizado pelo nosso corpo e tem um papel importante no colagénio (existente na pele). Uma pessoa que tenha falta de cobre, pode parecer pálida. O cobre e o zinco actuam muita vez em conjunto e por isso há bastantes suplementos com os dois minerais juntos. Também é importante para não ficar com cabelo branco. Alimentos ricos em cobre são: Sementes de girassol (Pipas!!), fígado de vaca, lentilhas, amêndoas, damascos secos, espargos.
Uma dica para quem não gosta de beber água, há plantas que na realidade ajudam na pele seca. Infusões de camomila, calêndula e dente de leão são exemplos.
Deficiências a niveís vitamínicos também estão associadas a pele seca por isso o melhor é mesmo ter uma dieta equilibrada e repleta de bons produtos. Tratar da pele de dentro para fora é indispensável.
Sistema Hormonal
Este ponto é importante, principalmente para as senhoras mas não só. Engloba um pouco tudo o resto que já falei e vou fazer para não me repetir. Escolhi dar-lhe atenção porque realmente desequilíbrios hormonais é uma das grandes e principais causas de uma pele seca. O sistema hormonal está ligado ao sistema endócrino pois são as glândulas deste sistema que produzem as hormonas. Uma das mais conhecidas é a tiróide mas não é a única, como podem ver na imagem seguinte.curaquantica155
O sistema endócrino trata de produzir hormonas que viajam por todo o corpo e são como os técnicos de manutenção dos órgãos e tecidos. Com a idade, o nível de hormonas vai diminuindo e é esse o motivo de uma pele que envelhece mais ou menos, consoante o estado do sistema endócrino e hormonal de cada um. Para a pele, as três mais importantes glândulas são : Ovários, adrenais e tiróide. Durante a menopausa muitas mulheres têm problemas de pele devido à diminuição de estrogénio.
Níveis baixos de estrogénio causam pele seca mas, níveis altos de estrogénio também não são indicados e estão associados a problemas como infertilidade. Para quem tem este desequilíbrio, alimentação pode ajudar mas, nesta questão das hormonas, muito cuidado para não abusar em alimentos que aumentam ou diminuem. A linha entre o bom e mau é muito ténue. Um dos alimentos que ajuda a aumentar estrogénio é linhaça que contem fitoestrogénio. A linhaça também previne caspa. Os homens têm os seus níveis e balanços de estrogénio, como nós temos de testosterona.
Tiróide.
Ouvimos falar tanto da tiróide que já a banalizamos. A tiróide cresce num feto dentro da boca e pouca a pouco desce para o lugar onde a encontramos em vida.

Quando as hormonas produzidas pela tiróide são inferiores ao que o corpo precisa, a pele seca e existe pouca capacidade de suar. Para uma tiróide saudável é importante comer as mesmas comidas que falei no tópico da alimentação.
Resumo “disto” tudo
Muita coisa? É a alimentação, energias, hormonas, químicos. Quase que apetece deixar para lá, meter um creme qualquer e seguir em frente mas, pele seca é um sintoma e se não ouvirmos esse sintoma, se o cobrir-mos, virão outros até à doença.
Está tudo relacionado.Vejamos:

  • As tais glândulas da imagem em cima, estão no pontos que associamos aos chackras, energia portanto, desequilíbrio energético está associado com o sistema hormonal.

chakras e glândulas endócrinas copy

  • Hormonas da tiróide em baixo : Hipotiroidismo. Hipotiroidismo está ligado a insuficiências de zinco, vitaminas, magnésio, zinco.
  • Químicos usados nos produtos de beleza e higiene como os parabenos estão associados a desequilíbrios hormonais. O parabeno é pelo corpo confundido com o estrogénio, causando o desequilibro. Parabenos também estão associados a cancro do peito e puberdade precoce…tudo questões hormonais.

Portanto, um ambiente exterior cheio de toxinas, banhos muito quentes e duradouros criam stress à pele exteriormente e, desequilíbrios hormonais, má nutrição e desequilíbrios energéticos criam stress à pele interiormente.
Se a minha causa é má nutrição e começar a comer melhor, vou melhorar o meu sistema hormonal, o que melhora a energia que flui em mim. Se a isto juntar cuidados de saúde sem químicos tóxicos e cuidar bem da minha casa, de certeza que ficarei com uma pele espetacular. Dizem que a pele mostra a saúde interior… pois bem, aqui está o meu plano para melhorar a saúde.


Últimas dicas:

  • Há nos vegetais crucíferos (brócolos, couves), que tem uma substância que inibe as hormonas da tiróide. Engraçado que, um dos conselhos para equilibrar Vata é não comer esses vegetais crus.

“Confiança é sentirmo-nos confortáveis na nossa pele” – Rich Litvin

@Ana.
Boa mudança de planos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.