Este sentido é para mim muito especial. Os cheiros causam emoções, trazem recordações e dizem muito na interação com a vida.

 No Nariz estão as células que nos permitem cheirar (células olfativas) e é o órgão que filtra o oxigénio das impurezas sólidas como poeiras, que expele o ar residual, por onde libertamos mucosas e inspiramos pequeníssimas moléculas que nos dão: O CHEIRO. Além disto, toda a cavidade nasal é importante para a criação da fala, sendo uma caixa de ressonância, como na guitarra a caixa de madeira.

 As células olfativas estão no bolbo olfativo (Olfactory bulb), que vemos pela imagem estar muito próximo do sistema límbico. O sistema límbico é a parte do nosso cérebro associada às emoções, é o que relaciona os nossos sentidos com a nossa parte psíquica. Este está ligado ao cerebelo e, portanto, a todo o nosso sistema nervoso.

aromatherapy_chart

Podia dizer-vos várias coisas acerca do nariz. Como por exemplo que as células recetoras conseguem cheirar cerca de 16 milhões de cheiros diferentes e que o tubarão tem um bolbo olfativo com sessenta centímetros, que o faz cheirar a quilómetros de distância.

20160813_144324(1).jpg
Sabias que: Raias e tubarões têm um sentido de olfato altamente desenvolvido e conseguem detetar uma única gota de sangue numa piscina olímpica.

 O nariz liberta mucosas vindas de órgãos como o fígado e existem pessoas que tem regularmente mucosas, o que pode significar terem que tratar o fígado. Nem sempre é fácil pensarmos na raiz dos problemas, mas tem que se cortar o mal pela raiz e é muito gratificante um nariz limpo, com um bom sentido olfativo. A mucosa no nariz impede ou diminui a função do bolbo olfativo receber as partículas que o estimulam, por isso não cheiramos quando estamos constipados.

 No entanto, e podem fazer perguntas sobre o olfato e nariz, quero falar-lhes da Aromaterapia. Uma medicina alternativa que tem tudo a ver com O cheiro.

 As moléculas que cheiramos têm uma certa polaridade e esta polaridade tem um código que, “encaixa” nas células olfativas recetoras. Por estas estarem junto ao cerebelo a mensagem é descodificada e rapidamente enviada para os nossos órgãos, através do sistema nervoso periférico. É por isto que a aromaterapia é tão poderosa! Quando soube isto e ainda agora sinto, como a Natureza é grandiosa. Eu gostava de aromaterapia, mas não percebia como funcionava. Senti como se tudo tivesse encaixado. Faz sentido! E para vocês?

 Existem muitos cheiros como já referi, mas as plantas, com as suas substâncias ativas são de grande riqueza. E é principalmente os seus óleos extraídos da forma mais pura que são os mais utilizados na aromaterapia. São usados de várias formas (exemplo: massagens, suplementos alimentares) e não só através do sentido olfativo.

Óleo essencial Efeito terapêutico
Angélica Aquecimento, Estomacal, Sudorífero, contra febre, mordidas de cães e pragas.
Anis Aquecimento, Estomacal, digestivo.
Manjericão Diurético, contra venenos, respiração, nervos, cérebro e digestão.
Cade Irritação da pele, digestão, sarar feridas, Psoríase e eczema.
Cânfora Respiração, Escorbuto, febre, gangrena e histeria.
Canela Menstruação, Estomacal, aquecimento, contra veneno e sudorífera.
Salva Estimula o apetite, estomacal, estimula a produção de saliva. Catarro.
Coentro Estomacal, digestivo. Contra mau hálito.
Cominho Previne flatulência, ajuda na menstruação, diurético.
Jasmim Estimula o apetite, ajuda no parto, constipações
Zimbro Sudorífero, elimina o mau hálito.
Lavanda Cérebro, nervos, paralisias, epilepsia, reumatismo, ajuda na menstruação, sarar feridas.
Limão Estomacal, digestivo, contra veneno.
Oregão Estimula o apetite, estomacal, respiração, anti-fúngico.
Erva-Cidreira Coração, cérebro, estomacal, menstruação, epilepsia, melancolia, tonturas.
Hortelã Cérebro, coração, estômago, estimula a memória, estimula o apetite, ajuda no parto.
Pinheiro Diurético, contra dor de dentes.
Rosa Estomacal, contra vómito, diarreia, hemorragia.
Tomilho Estimula o apetite, contra flatulência, asma, digestivo, cólicas, sudorífero. Menstruação.
Baunilha Aquecimento, diurético, humor, diurético, menstruação.
Verbena Estimula o apetite, rins e pedras nos rins. Flatulência com cólicas.

Esta prática já tem uma longa história e longas pesquisas associadas, portanto o efeito de muitos óleos já foi descoberto. É fácil descobrir os seus efeitos numa pesquisa rápida, mas o que vos quero deixar aqui é também dicas de como incluir no nosso dia-a-dia, nas nossas casas e desmistificar esta prática. Quero também dizer-vos que pode parecer que os óleos essenciais são caros, mas basta apenas umas poucas gotas pois é o concentrado da planta.

 Dicas:

 Sabem os lenços de pescoço, cachecóis? Quando uso, coloca uma ou duas gotas do óleo que queira e mesmo sem querer, durante o dia cheira-me a limão, orégãos, etc. Devem escolher bem o óleo para obter o efeito desejado.

 Ao estudar, trabalhar numa secretária pode-se espalhar umas gotas pela mesa. Por exemplo, alecrim ajuda a memorizar.

 Na limpeza da casa também se pode incluir umas gotas. Se colocas produtos químicos para cheirar bem a casa vais passar a não precisar de o fazer. Água lava tudo e óleo essencial cheira bem!

 E quando se vai dormir de almofada, porque não colocar umas gotas de óleo essencial de toranja (exemplificativo) que ajuda a relaxar?

woman-smelling-grapefruit

 Têm mais dicas? Ideias?

 Este é mais um artigo sobre os sentidos!

 @Ana

 

 

 

Anúncios

4 comentários

  1. Pingback: A pele e o tato
  2. Pingback: Arquivo 2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.