Olá minha gente!

 Já me pediram para partilhar comida sem glúten e na altura respondi que a maioria dos alimentos naturais não têm e era uma questão de mudança de hábitos. E é. Mas sei que crescemos a comer o pão, ir buscar o pão para os avós etc e de vez em quando pode saber bem.

 Portanto ontem decidi fazer pão. Como não quero comer glúten, fiz pão de trigo sarraceno. O nome confunde, associamos a palavra trigo a glúten e por isso, antes de vos dar a receita, vamos ver o que é trigo sarraceno.

 Trigo Sarraceno

 Não é um cereal, apesar dos seus grãos serem confundidos como tal. É a semente do fruto da planta de trigo sarraceno ou trigo mourisco. Na imagem seguinte vê-se na forma original: em flor, fruto e depois de colhido.

Movimento&Postura

Interessante? É utilizado na alimentação de países como Japão, Rússia, Ucrânia etc e a sua utilização é variadíssima. Eu escolhi fazer pão e já tinha feito pizza. Quanto ao ser valor nutricional e o bem que faz à saúde: é rico em rutina (Vitamina P), que fortalece os vasos sanguíneos e previne edemas nas pernas. Têm mais proteína que o arroz, milho ou trigo comum e é também muito rico em magnésio, que controla tensão arterial. É, portanto, uma bênção da Natureza para o nosso sistema Cardiovascular.

 Eu prefiro comprar o grão e fazer eu a farinha, pois é mais completo, fica uma farinha processada por mim e muito confiável. Como estou de férias, fora de casa e fora do país procurei os grãos, não encontrei. No entanto vi farinha que pareceu ser de qualidade num dos supermercados mais comuns aqui e por um preço muito, muito acessível. Refiro-me a 2 francos e tal, nos Migros (Para quem lê da Suíça).

 Receita:

  • 500 gramas de Farinha de trigo sarraceno;
  • 350 gramas de água morna;
  • 2colheres de sopa de azeite;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres de chá de fermento seco;
  • 1 colher de sopa de leite;
  • Sal q.b

 Como tenho aqui uma máquina de fazer pão, coloquei os ingredientes pela ordem acima, mexendo porque a máquina por vezes não mexe homogeneamente, decidi dar uma ajuda. Antes de colocar os ovos, bati numa tigela à parte. E voilá!
Antes, fiz uma pesquisa e foi difícil encontrar pão com apenas farinha de trigo sarraceno. Por isso achei importante colocar aqui. Da pesquisa que fiz reuni ideias e fiz a minha receita. O pão é bom. O sabor é forte.

20160818_082323

@Ana. Agora fiquei com vontade de experimentar receitas russas com trigo sarraceno.

Anúncios

6 comentários

  1. Pingback: Arquivo 2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.