Desintoxicar, no Verão.

 Ando a estudar sobre outro dos sentidos da série dos 5 sentidos. Enquanto isso quero partilhar convosco, que durante esta semana vou fazer a semana de desintoxicação da estação. Desintoxicação e estação do ano?

 Vou explicar-vos,

 Desintoxicar o nosso corpo significa, libertar de toxinas. Mas o corpo não liberta constantemente? Sim. Só que pode estar sobrecarregado. Toxinas há em tudo, natural, artificial, no ar… A grande diferença é dar, principalmente ao nosso fígado, menos trabalho para que se reequilibre e consiga libertar toxinas acumuladas.

 Durante esta semana, alimentar-me-ei dos alimentos que tem menos toxinas: Vegetais e frutas. Acredito que consigo obter das frutas e legumes/vegetais tudo o que necessito, mas ainda não tenho conhecimento para afirmar isto, apenas testemunhos, como o de uma família que tem como base alimentar frutos e vegetais. Uma mulher que tem sucesso nas redes sociais, chamada Loni Jane Anthony e que teve dois filhos e anos desta dieta.

Loni jane
Loni Jane foto.

Socialmente, penso que se tem uma aversão (eu tinha!) às desintoxicações por serem restritivas e por serem associadas a pessoas “tias e betas”. Não é necessariamente assim e digo, melhora a qualidade de vida de todos nós. Uma semana comparada com os anos de vida, não é assim tanto, pois não? Eu fiz isto uma vez. Foi na passada primavera (Desintoxicação da Primavera), na altura até fiz uma semana e meia. No inicio achei que iria ser muito complicado, mas foi passando e comia imensa fruta e vegetais. Em sopas, salteados, saladas que juntavam fruta e vegetais… até gostei de ter que me esforçar para ficar saciada e nutrida, e ficava. Quase no fim sentia-me com imensa energia, acordava bem-disposta e é por isso que decido fazer novamente.

 Os sistemas que desintoxicam o nosso corpo são: gastrointestinal, urinário, respiratório, linfático e a pele. Os sintomas de intoxicação são variados, desde dores de cabeça, dores nas articulações, olhos irritados, disfunção sexual, cansaço, alteração de humores, mau hálito, ansiedade, febre, insónia etc.

 O porquê de fazer uma desintoxicação quando muda a estação? É quando existem as maiores mudanças no tipo de alimentos que consumimos. E quero ajudar o corpo nessa transação. De inverno comemos mais alimentos pesados e quentes e no verão leves e frios. No outono os frutos são mais de árvores e no verão aparecem muitas bagas. Existe um livro, que ainda não li mas vou que fala de como estar saudável com as estações do ano e o quão é importante comermos de acordo com a época do ano presente.

 Hoje o meu jantar foi o que vêm na imagem seguinte:

20160626_195446

Um simples prato de mandioca feito com leite de coco. Parece muito básica a ideia, então vou deixar aqui o desafio de durante esta semana, publicar a receita de algo que faça mais elaborado.

 Além da alimentação, há hábitos muito saudáveis na ajuda a libertar as toxinas e para que não as acumulemos. Quero deixar-vos aqui alguns.

1- Lavar as mãos várias vezes ao dia;

2- Exercitar para suar regularmente. (desintoxicação pela pele);

3- Minimizar o uso e a exposição aos químicos na limpeza da casa;

4- Ter as unhas limpas e cortadas;

5- Não utilizar utensílios já usados ou as mãos em alimentos.

 @Ana

 

 

2 thoughts on “Desintoxicar, no Verão.

  1. Pingback: Arquivo 2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s