Saúde Holística

 Quando comecei a interessar-me por saúde e disse a uma amiga que estava cada vez mais interessada em saúde holística ela perguntou-me o que era. Na altura a resposta foi meio …bamba. Ainda estava insegura em relação a uma definição da palavra e as definições que via não eram claras para mim. Percebia o conceito, não conseguia explicar. Talvez aconteça a muitos de nós e outros talvez não saibam ou não entendam.

 A saúde holística é a saúde do ser como um todo. E medicina holística tratar no seu todo. Por outras palavras, o Ser Humano é composto por várias partes. Certo? Física, mental, emocional, social, espiritual. E a saúde holística dá importância a todas as partes, ajudando a compreender se a dor de garganta de hoje, não poderá ser algo que não falámos e engolimos em seco. Na saúde holística procura-se ir à causa da doença, sendo ela física ou não e assim equilibrar o ser humano. O equilíbrio é algo que me fascina! Existem muitas variáveis para equilibrar, o que torna isto giro é quando se está em equilíbrio que o nosso ser está em sintonia e consequentemente em paz e saúde.

 Vou dar um exemplo prático. Uma menina que vive em Madrid e com eczema na pele vai ao dermatologista porque já não suporta a aflição que a inflamação cutânea lhe dá. O médico analisa e provavelmente dar-lhe-á uma prescrição de medicação. A menina vai para casa, trata-se e está aparentemente curada. Uns meses depois começa a ter bastante aflição nos olhos, ardem. Vai ao oftalmologista que deteta falta de lágrima no olho e por isso lhe receita gotas artificiais… e por aí adiante. Talvez a causa de ambas as doenças seja a mesma. Vejamos, no eczema um dos sintomas é pele muito seca e os olhos secos… será que a criança não tem falta de gorduras? Especialmente ómegas? Será coincidência viver num sitio onde não tem mar e há menos alimentos frescos com ômega-3? Para tratar a causa é preciso ter em conta o todo.

 A história acima é um exemplo não real. Não é um ataque à medicina convencional, muito necessária em urgência, quando o corpo já está em colapso. Aí é essencial primeiro tratar a consequência.

 Quanto à origem da palavra holístico, ela nasce do grego “holos” que significa todo. Querendo cuidar do todo, é necessário haver variadas terapias, que se completam e aperfeiçoam. Para estarmos sãos é também importante o autoconhecimento. Irmos descobrindo e aprendendo o que para nós funciona. Somos muito diferentes uns dos outros, até em relação ao que nos faz saudáveis. Assim, podemos entender-nos melhor e escolher o que nos deixa plenos de vida abundante.

 A saúde holística cuida do ser para que não sofra de doença, atuando na ação preventiva. Os sintomas de uma doença, se detetados numa fase inicial devem ser, para mim, tratados por meios naturais. Só em último caso recorrer a substâncias químicas. A menina podia ser banhada em plantas medicinais até descobrirem a falta de ómega.

 É esta a melhor definição de holístico, que consigo vos deixar.

 @Ana

 

4 thoughts on “Saúde Holística

  1. Pingback: Arquivo 2016
  2. Pingback: Cura Sexual
  3. Pingback: Amor e liberdade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.