Em português: Sem resgate.

 Quero deixar um pensamento sobre a forma como vemos a nossa vida. Muitos pensam que um dia será diferente. Um dia terão um emprego melhor, uma casa maior, um dia… Ninguém nos virá salvar! Ninguém fará isso porque estão à espera que outro alguém o salve ou, melhor opção, porque estão a fazer por si próprios.

 A este pensamento chamo Consciência para autorresponsabilidade. A autorresponsabilidade é algo que me abriu os horizontes a potes. Porque quando tomamos responsabilidade pela nossa própria vida tudo muda. Passa a ser o nosso assunto. Começamos a lutar por nós, a cuidar de nós. A nossa autoestima melhora.

0751565c93dd1d20fbe637b660bf9d40
Responsabilidade é aceitar que tu és a causa e a solução do que importa

 Começamos por pensar nisto, que somos nós que estamos no comando. Sem desculpas. E, depois de aceitar é passar à ação dando passos, uns maiores que outros, sempre sabendo que depende de nós próprios. Podemos ter ajudas, pessoas ao nosso lado, somos todos humanos. Uma das práticas que no início me ajudou a perceber este conceito foram as chamadas sentenças do livro dos seis pilares de autoestima (Nathaniel Branden) e baseia-se em completar uma frase (6 a 10 ideias) o mais rápido possível. Existem várias, vou deixar aqui algumas específicas para o assunto da autorresponsabilidade.

 Autorresponsabilidade para mim significa…

 Com o pensamento de ser responsável pela minha própria existência…

 Sinto-me mais auto responsável quando eu…

 Se tomar responsabilidade pela minha depressão…

… no livro existem muito mais sentenças.

 Este método teve grandes resultados nas práticas clínicas de psicologia. A ideia é completar as sentenças diariamente durante uma semana.

Desde que sou responsável pela minha existência e felicidade, escolho estar consciente e ser guiado pelo claro entendimento de que sou capaz. Não entro na fantasia que alguém possa me poupar da necessidade de pensar ou fazer as minhas próprias decisões. – Nathaniel Branden, The six pillars of self-esteem.

 Se queremos ser pessoas adultas vamos ser responsáveis, cada um por si. Este é só um artigo com uma boa prática como exemplo, para amadurecer e para nos amarmos mais. Sempre que tomarmos atitudes pelo nosso bem a nossa autoestima eleva-se. Pode ser o começo de algo bom ou só uma boa leitura. Cada um decide por si *

 Ana

 Aspetos positivos de ser auto responsável:

  • Não nos queixamos porque, o que não gostamos fazemos para mudar e percebemos que aquilo que não está no nosso controlo (exemplo: meteorologia) não está no nosso controlo;
  • Produtividade ;
  • Somos mais positivos;
  • Paramos de nos vitimizar;
  • Não culpamos outros.

to-de-bem-com-a-vida

 

 

5 comentários

  1. Pingback: Arquivo 2016
  2. Pingback: Hora da Vitamina D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.